Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27212
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JuliaLeticiaAraujoFerraz_tcc.pdf783,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Compreensão do ambiente físico escolar como elemento pedagógico a partir dos estudos das relações pessoa-ambiente
Autor(es): Ferraz, Júlia Letícia Araujo
Orientador(es): Pato, Cláudia Marcia Lyra
Assunto: Ambiente escolar
Ensino e aprendizagem
Escolas - edifícios
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 12-Abr-2021
Referência: FERRAZ, Júlia Letícia Araujo. Compreensão do ambiente físico escolar como elemento pedagógico a partir dos estudos das relações pessoa-ambiente. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo realiza uma revisão literária discutindo a relação entre estudante e espaço físico escolar. Utiliza-se do suporte teórico da Psicologia Ambiental para responder a pergunta: como o ambiente físico escolar pode influenciar no processo educativo? São abordados conceitos que explicam a interferência direta do ambiente físico sobre o indivíduo e do indivíduo como agente ativo sobre o ambiente. Enquanto isso, estudos de autores e autoras de diversas áreas do conhecimento (como Psicologia Ambiental, Arquitetura, Educação e Biologia), sugerem a reflexão sobre possibilidades de mudança positiva nesse espaço, haja vista que o ambiente escolar tradicional é planejado e elaborado por outros e pouco dialoga com os(as) estudantes (Orr, 1993; Frago & Escolano, 1998). Percebeu-se que a elaboração do ambiente físico escolar atua como suporte do processo educativo (Ferreira et al., 1991), pois, em conjunto com a relação entre os indivíduos, é um dos fatores que sustenta a intenção pedagógica utilizada (Horn, 2003), sendo assim ferramenta auxiliar para o trabalho dos(as) educadores(as). Ressalta-se a relevância da elaboração dos ambientes físicos escolares, que manifestam sua parcela de influência no processo de ensino-aprendizagem e revelam-se como possível palco para o protagonismo dos e das estudantes nas escolas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.