Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27215
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_SofiaMesquitaResende_tcc.pdf445,31 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorResende, Sofia Mesquita-
dc.identifier.citationRESENDE, Sofia Mesquita. A inclusão de crianças autistas na educação infantil. 2020. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral compreender a importância da educação infantil para a inclusão de crianças autistas e, como objetivos específicos, intencionou investigar à luz das teorias a história e o conceito de autismo e investigar o papel da educação infantil como contexto de inclusão em uma perspectiva lúdica. Na educação infantil ainda existe a real necessidade do aperfeiçoamento dos processos didáticos e pedagógicos de inclusão, mas é sabido que se configura como espaço potente de inclusão das crianças autistas. Para a elaboração deste trabalho investigativo, optou-se pela abordagem qualitativa e os métodos hipotético e dedutivo, realizando uma busca de dados e informações provenientes de sítios eletrônicos, de plataformas de trabalhos acadêmicos e de livros e revistas especializadas. Percebeu-se que ainda existe um longo caminho a seguir para que a inclusão de crianças pequenas com autismo se efetive na educação infantil, entretanto é possível considerar que quanto mais se conhece sobre o conceito de autismo, mais ressignifica-se a educação infantil e a ludicidade, como uma variável significativa e viável para a inclusão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.titleA inclusão de crianças autistas na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-12T14:27:31Z-
dc.date.available2021-04-12T14:27:31Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27215-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The general aim of this work was to understand the importance of early childhood education for the inclusion of autistic children and, as specific objectives, it was intended to investigate the history and concept of autism in the light of theories and to investigate the role of early childhood education as an instrument of inclusion in a playful perspective. In early childhood education there is still a necessity to improve the didactic and pedagogical processes of inclusion, but it is known to be a powerful space for the inclusion of autistic children. For the elaboration of this investigative work, we opted for the qualitative approach and the hypothetical and deductive methods, conducting a search for data and information from electronic websites, academic work platforms, specialized books and magazines. It was noticed that there is still a long way to go for the inclusion of young children with autism in early childhood education to be effective, although it is possible to consider that the more is known about the concept of autism, more is the reframe of early childhood education and playfulness, as a meaningful and viable variable for inclusion.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27215pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.