Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27218
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RyanSeijiTakahashi_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação da lógica Fuzzy na avaliação e implementação de corredores ecológicos no Distrito Federal e entorno
Autor(es): Takahashi, Ryan Seiji
Orientador(es): Cicerelli, Rejane Ennes
Assunto: Preservação ambiental
Corredores ecológicos
Lógica difusa
Modelagem
Data de apresentação: 26-Abr-2019
Data de publicação: 12-Abr-2021
Referência: TAKAHASHI, Ryan Seiji. Aplicação da lógica Fuzzy na avaliação e implementação de corredores ecológicos no Distrito Federal e entorno. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geoprocessamento Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), os corredores ecológicos representam a conectividade entre manchas de vegetação naturais ou seminaturais, igando unidades de conservação (UCs), possibilitando o fluxo genético e facilitando a circulação de espécies e a recolonização de áreas degradadas. O objetivo desse trabalho é definir áreas para implementação de corredores ecológicos no Distrito Federal ao longo das seguintes UCs de Proteção Integral: Parque Nacional de Brasília, Reserva Biológica da Contagem e Estação Ecológica de Águas Emendadas. Os seguintes dados de entrada foram reclassificados de acordo com a literatura: mapas de declividade, uso e cobertura da terra, sistema viário e limites de propriedade rural, áreas de proteção permanente e reserva legal. Por meio da lógica fuzzy (lógica nebulosa ou difusa), foram estabelecidos pesos para cada classe e cada tipo de dado, expressos em termo de escala que varia continuamente entre 0 e 1. Com os pesos definidos, foi definido o grau de importância de cada camada para a suposta implementação do corredor ecológico a partir da metodologia denominada Processo de Análise Hierárquica (AHP), gerando-se o dado de potencialidade para criação de corredores. Com a imagem matricial de potencialidade (custo total), foi possível produzir as imagens de distância e direção de custo. Por meio da ferramenta de caminho de custo, foram determinados os caminhos de menor custo por célula e o melhor caminho único. Foram criados quatro corredores, sendo que dois corredores apresentaram as maiores aceitações e podem ser considerados aptos para serem implementados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Curso de Especialização em Geoprocessamento Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geoprocessamento Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.