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dc.contributor.advisorAmorim, Ronni Geraldo Gomes de-
dc.contributor.authorFreitas, Matheus Barbosa Dantas de-
dc.identifier.citationFREITAS, Matheus Barbosa Dantas de. Análise do sistema de equações de vôo longitudinal da aeronave T-2C via método de Runge-Kutta. 2020. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) – Universidade de Brasília, Gama-DF, 2020pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Bacharelado em Engenharia Aeroespacial, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA Engenharia Aeroespacial evoluiu de forma que as velocidades alcançadas em vôo cresceram e continuam crescendo, de forma que efeitos aerodinâmicos tomam cada vez mais importância, não podendo ser desprezados. Na aerodinâmica há efeitos que são de grande complexidade e que podem não possuir resolução analítica, para estes efeitos, comumente se faz utilização de métodos numéricos, logo este trabalho é concebido na intenção de explorar o método Runge-Kutta na resolução destes problemas, mais especificamente de problemas de aerodinâmica não linear. O objetivo é estudar o poder da aplicação do método para observar o fenômeno do ciclo limite, para isso, é utilizado um caso particular de vôo longitudinal da aeronave T-2C.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAerodinâmicapt_BR
dc.subject.keywordMétodo de Runge-Kuttapt_BR
dc.subject.keywordVoo espacialpt_BR
dc.titleAnálise do sistema de equações de vôo longitudinal da aeronave T-2C via método de Runge-Kuttapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-12T23:51:22Z-
dc.date.available2021-04-12T23:51:22Z-
dc.date.submitted2020-12-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27222-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Aerospace Engineering has evolved so that the speeds achieved in flight have grown and continue to grow, so that aerodynamic effects become increasingly important and cannot be ignored. In aerodynamics there are effects that are of great complexity and that may not have analytical resolution. For these purposes, numerical methods are commonly used, so this work is designed with the intention of exploring the Runge-Kutta method to solve these problems, more specifically of nonlinear aerodynamics problems. The objective is to study the power of applying the method to observe the phenomenon of the limit cycle, for this, a particular case of longitudinal flight of the T-2C aircraft is used.pt_BR
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