Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27225
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AntonioSalustianoSantosMartins_tcc.pdf13,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Lançamento do ar para órbita em regime supersônico
Autor(es): Martins, Antonino Salustiano Santos
Orientador(es): Simone, Domenico
Coorientador(es): Santilli, Giancarlo
Assunto: Satélites de baixa órbita
Velocidade supersónica
Lançamento do ar para a órbita
Data de apresentação: 14-Dez-2020
Data de publicação: 13-Abr-2021
Referência: MARTINS, Antonino Salustiano Santos. Lançamento do ar para órbita em regime supersônico. 2020. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)–Universidade de Brasília, Gama-DF, 2020
Resumo: Este trabalho tem por objetivo demonstrar a viabilidade do lançamento do ar para o espaço em regime supersônico de um satélite em órbita baixa, utilizando um lançador com motor do tipo ramrocket em detrimento de um modelo de motor foguete convencional a partir de uma base em solo. Expor as limitações do sistema tradicional e ressaltar as vantagens do sistema proposto, comparando missões e desenvolvendo uma configuração de lançador para a aplicação proposta, bem como calculando os requisitos dados pela órbita a missão. Uma base teórica sólida será dada anteriormente de modo a enfatizar o número inicial de tópicos envolvidos no processo de desenvolvimento de um tipo de lançador como o proposto. No capítulo 1, uma breve explanação sobre os tipos de motores utilizados bem como seus conceitos. No capítulo 2, os tipos mais comuns de lançamentos são citados para efeito de comparação destes. No capítulo 3 é explanada a parte do voo espacial, com conceitos de mecânica orbital, bem como a equação do foguete de Tsiolkowsy e trajetórias de referência. No capítulo 4 temos um roteiro para a elaboração do projeto de uma missão. No capítulo 5, é mostrado basicamente o projeto do lançador em si. Uma descrição das etapas da missão é feita no capitulo 6, culminando nas simulações com o STK no capitulo 7.
Abstract: This work aims to demonstrate the feasibility of supersonic air-launch to orbit of a satellite to a Low Earth Orbit with a Ramrocket engine instead of a ground launch with a standard engine. Show the limitations of a traditional system and highlight the advantages of the proposed system, comparing missions and developing a launcher configuration to the proposed application, as well as calculating the orbital requirements to the mission. A solid theoretical basis will be given preliminarily to emphasize the initial number of topics involved in the process of developing a launcher type as proposed. In chapter 1, a brief explanation about the types of engines used as well as their concepts. In chapter 2, the most common launch types are mentioned for the purpose of comparing them. In chapter 3 the space flight part is explained, with concepts of orbital mechanics, as well as the Tsiolkovsky rocket equation and reference trajectories. In chapter 4 we have a roadmap to prepare for a mission project. In chapter 5, basically the design of the launcher itself is shown. A description of mission steps is provided in chapter 6, culminating in the STK simulations in chapter 7.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Bacharelado em Engenharia Aeroespacial, 2020
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.