Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27229
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmandaKarinaRomualdoCosta_tcc.pdf456,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise teórica sobre atenção à saúde da população em situação de rua
Autor(es): Costa, Amanda Karina Romualdo
Orientador(es): Pereira, Lucélia Luiz
Assunto: População em situação de rua
Políticas públicas - combate à pobreza
Saúde pública - políticas públicas
Pobreza
Vulnerabilidade social
Atenção primária à saúde
Data de apresentação: 12-Dez-2017
Data de publicação: 13-Abr-2021
Referência: COSTA, Amanda Karina Romualdo. Análise teórica sobre atenção à saúde da população em situação de rua. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O trabalho teve como objetivo analisar a atenção à saúde da população em situação de rua, com base nos principais elementos trazidos na produção teórica mapeada a partir de levantamento bibliográfico. Para tal, aborda a concepção de pobreza, questão social e desigualdades sociais para que se entenda a realidade e os determinantes sociais que influencia as pessoas a morar na rua, bem como destaca a caracterização e o perfil dessa população. Trata dos determinantes sociais do processo de saúde-doença e o modo como contribui para aumentar a vulnerabilidade à saúde da população em situação de rua, os problemas enfrentados por esta população como uso de álcool e outras drogas, os problemas de saúde mental, a dificuldade para atendimento nos serviços de saúde, o preconceito que envolve os profissionais de saúde, e as consequências desses problemas nas dificuldades em acessar os serviços de saúde por parte da população em situação de rua. Além disso, o trabalho faz um histórico sobre as legislações e sobre as políticas públicas implementadas voltadas às demandas da população em situação de rua. Para tal, foca a análise na Política Nacional para Pessoas em Situação de Rua, as leis que regulamentam a saúde desta população, mais especificamente o Consultório na Rua. Utilizou-se a metodologia qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico sobre a produção de artigos relacionados à saúde da população em situação de rua entre os anos de 1998 e 2016. Foram levantados 22 artigos. A maioria produzido pela área da enfermagem. Como principais resultados da análise bibliográfica, destaca-se que há muita precariedade no atendimento dessa população, que as políticas propostas são de cunho de redução de danos e compensatórios e que há a necessidade de efetivação dessas políticas para que essa população tenha melhor acesso a atenção à saúde.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.