Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27274
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GleiceKellyDaSilvaMoreira_tcc.pdf629,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinantes sociais da tuberculose e atuação do serviço social : um estudo em campo de estágio no Gama
Autor(es): Moreira, Gleice Kelly da Silva
Orientador(es): Guedes, Cristiano
Assunto: Assistência social
Tuberculose
Serviço social
Saúde
Data de apresentação: 31-Ago-2017
Data de publicação: 20-Abr-2021
Referência: MOREIRA, Gleice Kelly da Silva. Determinantes sociais da tuberculose e atuação do serviço social: um estudo em campo de estágio no Gama. 2017. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A tuberculose é uma doença bacteriana conhecida há séculos, está ligada as condições de vida que estão submetidas os indivíduos, totalmente estigmatizada pela sociedade, é tratada somente no sistema único de saúde. Quando descoberta no início, e o paciente se submete ao tratamento, ocorre cura em 100% para a doença. Seu tratamento leva seis meses. No Brasil, os índices de evasão são bem mais do que preconizado pela a OMS. Existem falhas na cobertura do tratamento e em locais periféricos, para se chegar ao resultado, leva-se mais tempo do que está preconizado no Ministério da Saúde. O atendimento e tratamento da doença se da na atenção primária e secundária. Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo conhecer os desafios do profissional de Serviço Social no atendimento a pessoas com tuberculose no HRG e como é a dinâmica do exercício profissional do Serviço Social no contexto da área pesquisada junto à equipe interdisciplinar. Foi feito diário de campo durante o estágio supervisionado com observações participantes e também relatos com duas assistentes sociais. Os resultados apontam que têm muitos entraves na intervenção do assistente social na tuberculose frente aos cortes que sofrem a política de saúde e a falta de materiais para o trabalho. Os índices de evasão no hospital são altos e a doença é estigmatizada, a equipe interdisciplinar com o assistente social faz um trabalho conjunto com o objetivo de facilitar a adesão do paciente ao tratamento. Faz-se necessário a inserção de profissionais da psicologia e terapia ocupacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.