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dc.contributor.advisorLeal, Soraya Coelho-
dc.contributor.authorFetter, Juliana Auth-
dc.identifier.citationFETTER, Juliana Auth. Avaliação do estado de saúde bucal de um grupo de pré-escolares de vulnerabilidade social. 2020. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva avaliar o estado de saúde bucal de um grupo de pré-escolares de vulnerabilidade social. Metodologia: Crianças matriculadas no Centro Social João Paulo II (Paranoá-DF) com idade entre 4 e 6 anos foram convidadas a participar. Foram realizados exames clínicos utilizando-se o instrumento CAST (Caries Assessment Spectrum and Treatment) para o diagnóstico da cárie dentária, além de avaliação da oclusão dentária e alterações no frênulo lingual. Lesões de cárie de baixa complexidade foram tratadas na escola pela técnica ART. Resultados: 54 meninas e 44 meninos com idade média de 5,2 anos (± 1,43) foram avaliados. A prevalência de cárie foi 42% (CAST 5-7) e 60% (CAST 3-7). 14% das crianças apresentavam estágios de cárie nos níveis de morbidade grave/mortalidade. A resolução dos problemas na própria escola foi possível em 80% dos casos. Más-oclusões foram observadas em 19% das crianças e anquiloglossia em 7%. Conclusão: A população estudada apresentou elevada necessidade de tratamento, indicando dificuldade de acesso à saúde bucal. A implementação de tratamentos de baixa complexidade na própria escola pode minimizar este quadro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSaúde bucalpt_BR
dc.subject.keywordVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subject.keywordCáries dentárias em criançaspt_BR
dc.titleAvaliação do estado de saúde bucal de um grupo de pré-escolares de vulnerabilidade socialpt_BR
dc.title.alternativeAssessment of the oral health status of a group of pre-scholars of social vulnerabilitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-27T18:29:50Z-
dc.date.available2021-04-27T18:29:50Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27340-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoBaumotte, Lúcia Regina Machado-
dc.description.abstract1This study aims to assess the oral health status of a group of preschoolers in social vulnerability. Methodology: Children enrolled at the João Paulo II Social Center (Paranoá-DF) aged between 4 and 6 years were invited to participate. Clinical examinations were performed using the CAST (Caries and Treatment Assessment Spectrum) instrument for the diagnosis of dental caries, in addition to assessing dental occlusion and changes in the lingual frenulum. Children who needed treatment of low-complexity were treated at the school using the ART technique. Results: 54 girls and 44 boys with a mean age of 5.2 years (± 1.43) were examined. The prevalence of caries was 42% (CAST 5-7) and 60% (CAST 3- 7).14% of children already presented with severe morbidity/mortality. The solution of the problems at the school premisses was possible in 80% of the cases. Malocclusions was observed in 19% of children and ankyloglossia in 7%. Conclusion: The investigated population showed high treatment needs, indicating difficulties in accessing the traditional oral health care system. The implementation of low complexity treatments at school can minimize this situation.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27340pt_BR
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