Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27364
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AmandaCostaSoares_tcc.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Por uma museologia rizomática : trajetórias e desafios do sistema de museus do Distrito Federal
Autor(es): Soares, Amanda Costa
Orientador(es): Britto, Clovis Carvalho
Assunto: Políticas públicas
Política Nacional de Museus
Museus - Brasília (DF)
Distrito Federal (DF) - cultura
Data de apresentação: 16-Jan-2020
Data de publicação: 30-Abr-2021
Referência: SOARES, Amanda Costa. Por uma museologia rizomática: trajetórias e desafios do sistema de museus do Distrito Federal. 2019. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho desenvolve uma análise da consolidação de políticas públicas para museus no Brasil considerando a Política Nacional de Museus como um marco no desenvolvimento institucional da área. Para isso, investiga as formas de organização de redes e sistemas de museus nacionais e estudais a partir das ideias de redes, sistemas e rizoma como forma de desenvolvimento, articulação e organização dos museus dentro e fora das estruturas estatais. Ao final, apresenta um estudo de caso sobre o Sistema de Museus do Distrito Federal e sua relação com a consolidação de políticas públicas para museus no Distrito Federal.
Abstract: This paper develops an analysis of the consolidation of public polices for museums in Brazil considering the Nacional Museum Policy as a milestone in the institutional development of the area. For this, it investigates the forms of organization of national and state museums networks and systems, from the ideas of networks, systems and rhizome, as a form of development, articulation and organization of museums inside and outside state structures. Finally, it presents a case study about the Federal District Museum and its relation with the consolidation of public policies for museums in the Federal District.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.