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dc.contributor.advisorIrachande, Aninho Mucundramo-
dc.contributor.authorSantana, Mayan Matos-
dc.identifier.citationSANTANA, Mayan Matos. Campanhas eleitorais: uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na política. 2019. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO amplo acesso à tecnologia e às ferramentas virtuais possibilitou uma nova dinâmica de comunicação nas mais diversas esferas da sociedade, principalmente no quesito de influência de comportamento e propagação de informações. Como consequência dessas grandes transformações, o Brasil vem presenciando desde 2010 o impacto das mídias sociais enquanto recursos narrativos de campanhas eleitorais, desde a interação dos candidatos com o eleitorado até a difusão de fake news e o trajeto virtual na busca por votos. Entender o poder de influência contido nos meios de comunicação em massa é determinante para a análise da atual conjuntura política, principalmente em relação às novas tecnologias: diferentemente da televisão e do rádio, que por muitos anos foram os principais veículos de informação, o Twitter, Facebook e outras ferramentas similares, permitiram o diálogo direto entre representantes e representados. Esse ensaio tem como objetivo analisar a relação entre o uso das plataformas digitais, especificamente o Twitter, e o seu impacto na decisão de voto durante as eleições brasileiras, bem como na influência do comportamento político. Para tal estudo, serão analisadas a qualidade de publicações realizadas, o comportamento virtual e o nível de popularidade dos políticos no período das campanhas eleitorais, realizando uma comparação entre os candidatos à nível nacional e internacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-line - comportamento de usuáriospt_BR
dc.subject.keywordEleiçõespt_BR
dc.subject.keywordEleitores - comportamentopt_BR
dc.subject.keywordCampanha eleitoralpt_BR
dc.subject.keywordFake newspt_BR
dc.subject.keywordMídia socialpt_BR
dc.subject.keywordTwitter (Rede social on-line)pt_BR
dc.titleCampanhas eleitorais : uma análise da relação entre o uso das mídias sociais e o impacto na políticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-03T14:03:19Z-
dc.date.available2021-05-03T14:03:19Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27397-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The wide access to technology and virtual tools has enabled a new communication dynamic in the most diverse spheres of society, especially regarding behavioral influence and information propagation. As a result of these major transformations, Brazil witnessed the impact of social media since 2010 elections as narrative features of electoral campaigns, from the interaction of candidates with the electorate to the spread of fake news and the virtual journey in search of votes. Understanding the power of influence contained in the mass media is crucial for the analysis of the current political conjuncture, especially in relation to new technologies: unlike television and radio, which for many years were the main vehicles of information, Twitter, Facebook and other similar tools, allowed direct dialogue between representatives and represented. This essay aims to analyze the relationship between the use of digital platforms, specifically Twitter, and their impact on voting decisions during the brazilian elections, as well as on the influence of political behavior. For such study, the quality of publications, the virtual behavior and the level of popularity of politicians in the period of the election campaigns will be analyzed, making a comparison between the candidates at national and international level.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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