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Título: Educação e ludicidade : uma reflexão sobre as atividades lúdicas na educação.
Autor(es): Dourado, Jéssica Alves
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Assunto: Educação lúdica
Atividades lúdicas
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 29-Jan-2021
Data de publicação: 4-Mai-2021
Referência: DOURADO, Jéssica Alves. Educação e ludicidade: uma reflexão sobre as atividades lúdicas na educação. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo aprofundar o tema da Educação e ludicidade por meio da reflexão sobre as atividades lúdicas na educação básica de qualidade. A escolha pelo tema surgiu pela observação empírica de que algumas escolas não proporcionam atividades lúdicas de modo a tornar o ensino mais atraente e prazeroso. A metodologia foi dividida em dois momentos. O primeiro incluiu a pesquisa bibliográfica, em revistas eletrônicas especializadas artigos e também em periódicos, além da consulta em bibliotecas virtuais. O segundo, foi a aplicação de um questionário destinado a professores e gestores de duas escolas municipais, uma rural e outra situada na sede do Município de Carinhanha na Bahia, seguida de análise das respostas. O desenvolvimento do conteúdo está contemplado em três capítulos a saber: 1. A educação lúdica: aprendendo com a Ludicidade. 2. A ludicidade como princípio educativo. 3. A ludicidade nas práticas pedagógicas dos docentes. A pesquisa está baseada nos autores como, Airés (1978), Luckesi (2005, 2007), Gil (2002) e Kishimoto (2010) além de documentos legais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica (2013), às Diretrizes curriculares para a Educação infantil (2002) a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional / 1996. Conclui-se que, as atividades lúdicas podem contribuir para transformar a experiência educativa dos estudantes como um todo e que a clareza conceitual relacionada a ludicidade e lúdico na educação, por professores e gestores é de fundamental importância. O estudo revelou que a ludicidade e o lúdico não fazem parte do cotidiano do trabalho do professor nem estão contempladas no planejamento escolar havendo a necessidade de se criar uma cultura que promova a ludicidade na educação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
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