Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27420
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JosielleMeirelesMartins_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias utilizadas para leitura no 2º ano do ensino fundamental I
Autor(es): Martins, Josielle Meireles
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Ensino fundamental
Leitura - educação
Gêneros textuais
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 4-Mai-2021
Referência: MARTINS, Josielle Meireles. Estratégias utilizadas para leitura no 2º ano do ensino fundamental I. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A habilidade de ler é muito importante para a aquisição de conhecimento, é a base para a obtenção da maior parte das informações. Hoje lê-se pela necessidade da informação. Esta pesquisa tratou do estudo sobre a importância da leitura para os alunos do 2o ano do Ensino Fundamental, da leitura feita em sala de aula, e do hábito da leitura na escola e fora dela. Os estudos teóricos pautaram-se sobre a importância da leitura e as práticas pedagógicas dos professores. Existe uma grande diversidade de gêneros textuais que podem ser explorados pelos professores para incentivar os alunos a ler. Os objetivos da pesquisa foram: analisar quais estratégias o professor usa em sala de aula quando propõe atividades de leitura para uma melhor aprendizagem dos alunos; verificar como os professores trabalham a leitura em sala de aula como atividade de prazer; identificar os problemas existentes no dia a dia dos alunos e professores em sala de aula quando se envolve a leitura. A metodologia da pesquisa foi baseada em bibliografias de autores como Paulo Freire e Richard Bamberger, entre outros, e questionário aplicado em uma escola de Ensino Fundamental. Foram entrevistadas quatro professoras, e a análise de dados foi qualitativa. A partir da análise dos questionários, pôde-se observar que as professoras têm vasto conhecimento sobre a importância da leitura como base para o aprendizado dos alunos. Conclui-se que a leitura deve caminhar lado a lado com as atividades de rotina dos alunos. Deve-se criar o hábito de ler na escola e fora dela, para que a leitura, inicialmente feita por necessidade e obrigação, torne-se também um hábitoprazeroso.
Abstract: The hability to read is very important for accquiring knowledge; it’s the basis for obtaining most information. Reading today is a need; people read because they need information. This study is about the importance of reading for students of the 2nd year in Fundamental Teaching Cicle, reading in class, and the habit of reading in and outside school. Theoretical considerations were based on the importance of reading ando n pedagogic practices of teachers. There is a great diversity of text genders wich could be explores for teachers to incentivate students to read. The objjective of this study were: analyse strategies used for teachers when reading activities are proposed to students for a better learning; verify how teachers develop reading in class as na activity of pleasure; identiy problems existing for students and teachers in class when it comes to reading. Methodology of this stuy wass based on bibliography from authors such as Paulo Freire and Richard Bamberger, among others, and questionary applied in a school. Ten teachers were interviewed and data was analysed qualitatevely. Analysing the answers, it can be observed that teachers do have a wide knowledge about the importance of reading has as a bassis for student learning. We conclude that reading must walk side-by-side with common activities of school. The habit of reading must be incentivated, in and outside school, for readin, iniatilly a need na na obligation, could also be a pleasant activity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.