Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27426
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_HannahRibeiroParnes_tcc.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Discursos de crise e reivindicações representativas : o Escola sem Partido nas eleições de 2018
Autor(es): Parnes, Hannah Ribeiro
Orientador(es): Almeida, Débora Cristina Rezende de
Assunto: Educação e Estado
Representatividade política
Eleições
Movimentos sociais
Sistema político
Partidos políticos
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 5-Mai-2021
Referência: PARNES, Hannah Ribeiro. Discursos de crise e reivindicações representativas: o Escola sem Partido nas eleições de 2018. 2019. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A partir da união de duas literaturas que nos últimos anos se expandiram e se diversificaram, mas ainda pouco dialogam: movimentos sociais e representação/eleições (McAdam e Tarrow, 2011), esse trabalho propõe analisar como o movimento Escola sem Partido interagiu com partidos políticos e mobilizou discursos de crise de representação e do sistema político, durante a dinâmica eleitoral de 2018, buscando influenciar a representação política. O Escola sem Partido, movimento fundado em 2004 com o objetivo de combater a chamada “doutrinação político-ideológica” nas instituições de ensino básico e superior brasileiras, é um exemplo dos movimentos que ganharam destaque após as jornadas de junho de 2013. O movimento, que desde 2014 vem ampliando sua presença nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e no congresso nacional, por meio da apresentação de projetos de lei, realização de audiências públicas e eventos, criou, durante as eleições, compromissos públicos que deveriam ser assinados pelos candidatos que apoiassem a causa. Intitulada “Escola sem Partido eleições 2018”, o movimento criou ainda uma plataforma online por meio da qual foram disponibilizados os compromissos assinados pelos candidatos. Além disso, a ampla mobilização nas redes sociais direcionados a candidatos e partidos e reafirmando o descontentamento com o sistema político por meio de discursos de misrepresentation constituíram parte de uma performance representativa (Guasti e Almeida, 2019), buscando não somente influenciar o processo eleitoral, mas também reivindicar a representação política.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.