Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27436
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_FabianaDaSilvaSouza_tcc.pdf418,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desafios da formação docente no contexto escolar para inclusão de estudantes autistas.
Autor(es): Souza, Fabiana da Silvia
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Assunto: Docência em formação
Autismo - educação especial
Educação inclusiva
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 6-Mai-2021
Referência: SOUZA, Fabiana da Silvia. Os desafios da formação docente no contexto escolar para inclusão de estudantes autistas. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A presente pesquisa busca analisar os desafios da formação docente no contexto escolar para inclusão de estudantes autistas. Para tanto, trata de identificar as normatizações na formação docente de licenciatura em Pedagogia para o desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos (em especial, alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); descrever o espaço escolar com suas principais estruturas na preparação dos docentes e suas práxis de ensino-aprendizagem para a inserção de alunos autistas; e, demonstrar os desafios e dificuldades dos professores no preparo para as interações sociais dos alunos com espectro autista no contexto da escola regular. Por meio da pesquisa bibliográfica foi possível promover uma pesquisa qualitativa, numa análise pautada em documentos e informações evidenciadas e disponíveis na base de dados do Ministério da Educação e artigos especializados. Os resultados mostraram aspectos distintos dos desafios da formação docente no contexto da educação inclusiva para com estudantes autistas. Verificou-se com os estudos que as legislações da educação inclusiva são relevantes para a contemplação dos sujeitos de direitos, as crianças portadoras de autismo, bem como a necessidade de maior quantidade de docentes com formação continuada em educação inclusiva para que em relação as demandas significativas de estudantes autistas, possam dar o devido atendimento na qualidade que a educação requer.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.