Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27439
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaMariaFerreiradaSilvaSantana_tcc.pdf529,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico na educação infantil
Autor(es): Santana, Ana Maria Ferreira da Silva
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Brincadeiras
Jogos educativos
Educação infantil
Educação lúdica
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 6-Mai-2021
Referência: SANTANA, Ana Maria Ferreira da Silva. O lúdico na educação infantil. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente tem por objetivo apresentar um estudo sobre o lúdico, jogos e brincadeiras, a fim de apontar a importância deles no desenvolvimento integral da criança de quatro e cinco anos da EMPVL no Povoado de Barra do Parateca e como objetivos específicos analisar e refletir sobre a importância do lúdico no ensino das crianças na Educação infantil com o intuito de obter uma sociedade que se volte para esse trabalho; observar e analisar as aulas durante a aplicação de jogos e brincadeiras, verificando se estes estão possibilitando nos alunos a construção do conhecimento, do raciocínio lógico, pensamento reflexivo e a criatividade; perceber através do lúdico as possibilidades e limites das crianças da educação infantil das crianças, a partir de trabalhos que mobilizem a prática desenvolvida no dia – a- dia de cada uma delas. A educação lúdica sempre esteve presente em todas as épocas entre os povos e estudiosos, sendo de grande importância no desenvolvimento do ser humano na educação infantil e na sociedade. No referencial teórico, discute-se a temática proposta ”A Infância e o Lúdico”, baseando em grandes estudiosos. No segundo capítulo, esboço a abordagem de pesquisa trabalhada para a realização deste trabalho e ainda o instrumento, procedimentos de coleta e análise de dados e as participantes. No terceiro capítulo foi feita a análise dos dados coletados na pesquisa de campo. A abordagem do lúdico na formação e experiência acadêmica se deu pela pesquisa qualitativa alicerçada e fundamentada em autores como Kishimoto, Machado, entre outros. Por meio de questionário aplicado a cinco participantes da referida escola pesquisada, os resultados apontam uma grande aceitação na metodologia lúdica na educação infantil, uma vez que o lúdico é uma ferramenta de trabalho muito valiosa e proveitosa para o educador. Na terceira parte, foi relatado sobre minhas perspectivas profissionais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.