Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27441
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasElpidioRamosDaSilva_tcc.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A política de assistência estudantil como mecanismo de permanência dos jovens nos cursos de graduação
Autor(es): Silva, Lucas Elpídio Ramos da
Orientador(es): Figueiredo, Kênia Augusta
Assunto: Assistência estudantil
Ensino superior
Política social
Instituições de ensino superior
Data de apresentação: 21-Ago-2017
Data de publicação: 6-Mai-2021
Referência: SILVA, Lucas Elpídio Ramos da. A política de assistência estudantil como mecanismo de permanência dos jovens nos cursos de graduação. 2017. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho buscou apresentar e analisar as políticas de assistência estudantil no Brasil, procurando compreender as questões históricas e sociais envolvidas. Nesse sentido foi realizado um levantamento acerca da criação e desenvolvimento das instituições de ensino superior. Foi realizada pesquisa bibliográfica e teórica, observados dispositivos jurídicos e dados estatísticos para o entendimento da política estudantil e da expansão do ensino superior. Foram observadas a necessidade e a importância da existência e aperfeiçoamento dos mecanismos de acesso e permanência do estudante no ensino superior como política social. Procurou-se adotar o materialismo histórico e dialético como método para entender as correlações entre as estruturas sociais, as configurações políticas e as instituições educacionais. O primeiro dos dois capítulos trata do histórico da implantação do ensino superior no Brasil. O segundo aborda a questão da assistência estudantil no ensino superior, por meio da descrição e análise de suas diretrizes em cada etapa histórica, desde sua criação até os dias de hoje.
Abstract: This work seek to present and analyse the policies of student assistance in Brazil, looking for understanding the involved historical and social questions. That way, was realized a survey about the creation and development of higher education institutions. A bibliographic and theoretical research was conducted, observed legal systems and statistical data for the understanding of student policy and expansion of higher education. The need and the importance of existence and refinement of access and continuance mechanisms as social policy were observed. It has also sought to embrace the historic and dialectical materialism as a method to understand the correlations between the social structures, the political configurations and the educational institutions. The first of the two chapters focus on the history of deployment of higher education in Brazil. The second approach the question of student assitance in higher education, through the description and analysis of their guidelines in each historical step, since its creation until the present time.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.