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dc.contributor.advisorYoung, Adrian Nicolas Albala-
dc.contributor.authorCastro, Mateus Rodrigues-
dc.identifier.citationCASTRO, Mateus Rodrigues. Ofensiva como tática para regulamentação favorável: o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.pt_BR
dc.description.abstractÉ necessário aplicar conceitos da Ciência Política na análise social, para que possamos desenvolver o campo de estudo. O caso Uber no Rio de Janeiro e em São Paulo nos garante mais um laboratório para o entendimento de serviços que lutam contra regulamentações ruins que poderiam interferir no seu negócio. Esse processo perpassa por conhecimento de Policy Diffusion, por mobilização de sociedade civil, tomada de agenda e bom processo de relações públicas da empresa. O recente processo de regulamentação dos transportes por aplicativo no Brasil consegue abranger todos esses temas, além de servir como um bom modelo para serviços novos que compitam com os já existentes de garantirem sucesso em uma regulamentação positiva. Além do mais, entender o tempo em que são dadas as escolhas, nos ajuda a entender o processo por inteiro. O impacto urbano das empresas de transporte individual de passageiros foi imediato, instantâneo e de avaliação positiva para a sociedade. Combina-se isso com conturbações administrativas e políticas, como foi a Copa do Mundo de 2014, é possível garantir uma mudança irreversível na mobilidade municipal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordUber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)pt_BR
dc.subject.keywordRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.subject.keywordSão Paulo (SP)pt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordTransporte individualpt_BR
dc.titleOfensiva como tática para regulamentação favorável : o caso Uber nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-07T14:49:05Z-
dc.date.available2021-05-07T14:49:05Z-
dc.date.submitted2019-08-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27454-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1It is necessary to apply notions of Political Science at social analyze, so we can improve the study area. The case of Uber in Rio de Janeiro and São Paulo allow us one more laboratory to understand the conflict of enterprises that fight against bad regulations. This process passes through Policy Diffusion knowledge, civil society mobilization, agenda setting and good public affairs of company. The recent process of regulation of apps transportations in Brazil can reach all of these themes, further of being a good model to new companies, whom will compete with already settled players. Furthermore, understand the timing of choices it’s important to understand the hole process. The impact of private individual motorists was immediate, instantaneous and well evaluated by users. This impact combined with administration and political disturbance, as was the Soccer World Cup of 2014, it’s possible to guarantee an irreversible change of citizens mobility.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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