Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27465
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_TatianeFariasDiniz_tcc.pdf2,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Incidência de lesão em atletas de handebol universitário
Autor(es): Diniz, Tatiane Farias
Orientador(es): Macedo, Osmair Gomes de
Assunto: Lesões esportivas
Handebol
Atletas - ferimentos e lesões
Estudantes universitários
Data de apresentação: 24-Nov-2020
Data de publicação: 10-Mai-2021
Referência: DINIZ, Tatiane Farias. Incidência de lesão em atletas de handebol universitário. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Introdução: O handebol é uma modalidade esportiva coletiva que envolve uma grande quantidade e variedade de movimentação associada à manipulação de bola e interação com outros atletas. Objetivo: Verificar a incidência de lesões em um clube de handebol universitário com atletas do sexo masculino e feminino, bem como identificar o tipo de lesão mais frequente e o segmento corpóreo mais acometido por esta. Métodos: Foi realizado um estudo do tipo coorte, relacionado à incidência de lesões ocorridas durante a temporada de 2019 em um time universitário. Resultados: Foram observadas 29 lesões, sendo 11 em homens (38%) e 18 (62%) em mulheres. Ocorreram mais lesões em jogos do que durante o treinamento e os locais mais acometidos foram o tornozelo (24%) e o ombro (17%). Os diagnósticos mais recorrentes foram a entorse e a contusão (21%), seguidos pela lesão muscular (17%). Conclusão: o estudo observou que a equipe feminina sofreu mais lesões do que a masculina e que estas ocorreram majoritariamente em membros inferiores, levando os atletas em grande parte a um afastamento de poucos dias.
Abstract: Introduction: Handball is a collective sport that involves a large amount and variety of movement associated with ball manipulation and interaction with other athletes. Objective: To verify the incidence of injuries in a university handball team with male and female athletes, as well as to identify the most frequent type of injury and the body segment most affected by it. Methods: A cohort study was carried out, related to the incidence of injuries that occurred during the 2019 season in a university team. Results: 29 injuries were observed, 11 in men (38%) and 18 (62%) in women. There were more injuries in games than during training and the most affected places were the ankle (24%) and the shoulder (17%). The most recurrent diagnoses were sprain and contusion (21%), followed by muscle injury (17%). Conclusion: the study observed that the female team suffered more injuries than the male team and that these occurred mostly in the lower limbs, taking the athletes largely to a few days away.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fisioterapia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.