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2020_FilomenaRitaGomesCarvalho_tcc 1,45 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorGomes, Ana Lúcia de Abreu-
dc.contributor.authorCarvalho, Filomena Rita Gomes Ferreira de Oliveira-
dc.identifier.citationCARVALHO, Filomena Rita Gomes Ferreira de Oliveira. Objeto, do nojo à reflexão: por uma expografia acolhedora. 2020. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO processo pelo qual o objeto físico deixa sua existência concreta no mundo contido das coisas e passa para o universo plural dos significados demonstra o poder agenciado pelo museu e seus discursos expositivos. Atendendo a essa realidade, o trabalho objetiva discutir teoricamente sobre o poder emprestado ao objeto por meio do discurso expositivo/expografia. Para tanto, apresenta os processos de musealização e musealidade como estratégias de poder nas diferentes práticas museológicas, especificamente nas exposições, assim como os mecanismos da prática expográfica de forma a ampliar a compreensão dos objetos utilitários/domésticos ex-postos. A fim de cumprir com esse último propósito, utiliza como plataforma de observação o exemplo das escarradeiras, problematizando as formas tradicionais utilizadas para a exposição desses objetos e apresentando uma proposta expográfica que permita ao visitante a liberdade de repensar as relações de poder que rodeiam o objeto, dando destaque à ação dos grupos sociais invisibilizados que o cercaram durante sua vida utilitária.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordExpografiapt_BR
dc.subject.keywordExposições de artept_BR
dc.subject.keywordMuseuspt_BR
dc.subject.keywordObra de arte - análisept_BR
dc.titleObjeto, do nojo à reflexão : por uma expografia acolhedorapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T18:22:39Z-
dc.date.available2021-05-10T18:22:39Z-
dc.date.submitted2020-12-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27475-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract2El proceso por el cual el objeto deja su existencia concreta en el mundo material y transita al universo plural de significados demuestra el poder que el museo maneja por medio de sus discursos expositivos. Considerando esa realidad, el trabajo tiene como objetivo discutir teóricamente sobre el poder otorgado al objeto a través del discurso expositivo/expografía. Para ello, presenta los procesos de musealización y atribución de musealidad como estrategias de poder en diferentes prácticas museológicas, específicamente en las exposiciones, así como los mecanismos de práctica expográfica que permitan ampliar la comprensión de los objetos utilitarios/domésticos expuestos. Para cumplir con ese último propósito, utiliza el ejemplo de las escupideras como plataforma de observación, problematizando las formas tradicionales utilizadas para la exhibición de esos objetos y presentando una propuesta expográfica que permite al visitante repensar las relaciones de poder que rodean al objeto, dándole protagonismo a la acción de los grupos sociales invisibilizados que lo rodearon durante su vida utilitariapt_BR
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