Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2749
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RomualdoLimadeMedeiros.pdf548,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Custo, volume e lucro : aplicações e limitações na formação de brigadista
Autor(es): Medeiros, Romualdo Lima de
Orientador(es): Almeida, Riezo Silva
Assunto: Custo-benefício
Segurança - profissional
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 3-Fev-2012
Referência: MEDEIROS, Romualdo Lima de. Custo, volume e lucro: aplicações e limitações na formação de brigadista. 2011. 38 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A falta de planejamento é uma das grandes causas dos insucessos de muitos empresários, assim há necessidade que os gestores busquem ferramentas que os auxilie no mercado que está cada vez mais competitivo. Por isso, o presente estudo pretende verificar a viabilidade da ferramenta Análise Custo Volume Lucro para a sobrevivência de uma empresa, mais especificamente aplicação dessa ferramenta em uma empresa de formação educacional no ramo de segurança contra incêndio e pânico conhecida pelo seu nome fantasia de SOSfire Academia. Trata-se, portanto de um estudo de caso, exploratório com perspectiva qualitativa. Não obstante, a importância do estudo está em demonstrar as qualidades e dificuldades da análise em uma empresa de serviços. O foco da análise se concentrou nos dados do período de 2010, na estrutura de custo da empresa, margem de contribuição do seu produto, ponto de equilíbrio, alavancagem operacional e limitações da Análise Custo Volume Lucro. Dentro desses aspectos, notou-se que a empresa obteve lucro, conseguiria quitar todos os custos com R$ 98.927,8 e é altamente alavancada. Então a Análise Custo Volume Lucro possibilita informações úteis para o planejamento e controle financeiro embora se utilize de várias hipóteses simplificadoras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons