Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27494
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanielAlissonDeSousa_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)764,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma proposta investigativa para o ensino de peixes
Autor(es): Sousa, Daniel Alisson de
Orientador(es): Falcomer, Viviane Aparecida da Silva
Assunto: Ensino por investigação
Ciências - estudo e ensino
Piscicultura
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 11-Mai-2021
Referência: SOUSA, Daniel Alisson de. Uma proposta investigativa para o ensino de peixes. 2017. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo propor uma unidade didática sobre Peixes, por meio do ensino por investigação. Pesquisando em sites na internet notou-se pouquíssimos trabalhos e planos de aulas sobre Peixes, por meio do ensino por investigação, o que se justificou o interesse pela pesquisa. Foi proposto um problema para a pesquisa do trabalho: A construção de um aquário pode favorecer um ensino investigativo? A unidade didática proposta buscou trabalhar o conteúdo de peixes por meio do ensino por investigação utilizando de problematizações elaboradas a partir da montagem de um aquário. Ao longo das aulas propostas buscou-se a utilização de diferentes ferramentas de ensinos capazes de reforçarem a aprendizagem dos alunos.
Abstract: The present work had as objective to propose a didactic unit on Pisces, through teaching by investigation. Searching on Internet sites, there were very few studies and plans of classes about Pisces, through research teaching, which justified the interest for the research. A problem was proposed for the research of the work: The construction of an aquarium can favor an investigative teaching? The proposed didactic unit sought to work the content of fish by means of research teaching using problematizations elaborated from the assembly of an aquarium. Throughout the proposed classes we tried to use different teaching tools capable of reinforcing students' learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.