Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27512
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaCarolinaMikitchuk_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)3,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de uma atividade cinestésica para ensinar o movimento de retrogradação dos planetas
Autor(es): Mikitchuk, Ana Carolina
Orientador(es): Ferreira, Louise Brandes Moura
Coorientador(es): Santos, Paulo Gabriel Franco dos
Assunto: Astronomia
Planetas - órbitas
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 11-Mai-2021
Referência: MIKITCHUK, Ana Carolina. Análise de uma atividade cinestésica para ensinar o movimento de retrogradação dos planetas. 2018. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: Na formação no curso de Licenciatura em Ciências Naturais, o aparente movimento de retrogradação dos planetas no contexto da Revolução Científica dos Séculos XVI e XVII é um dos temas tratados na disciplina História e Filosofia da Ciência. Entretanto, como muitos conceitos em Astronomia, o fenômeno envolve noções de tridimensionalidade e movimento, indo além da visão centrada do observador, o que pode trazer dificuldades de aprendizagem. A partir dessa situação foi elaborado um recurso didático para facilitar a compreensão do aparente movimento de retrogradação dos planetas. A atividade apresentada neste Trabalho de Conclusão de Curso é uma adaptação do modelo didático de Richards (2012) O uso de atividades cinestésicas para ensinar o movimento de retrogradação segundo Ptolomeu e Copérnico2. A atividade conta com inovações e adaptações pertinentes à disciplina História e Filosofia da Ciência, tal como desenvolvida na Faculdade UnB Planatina. O objetivo é poder contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da aparente retrogradação dos planetas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.