Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27524
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BeatrizSilvaDeBarrosFreire_tcc.pdf608,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Propostas de regulamentação do lobby no Brasil
Autor(es): Freire, Beatriz Silva de Barros
Orientador(es): Teixeira, Graziela Dias
Assunto: Lobby
Tática política
Ocupações
Regulamentação profissional
Pressão social
Políticas públicas
Data de apresentação: 26-Jul-2019
Data de publicação: 12-Mai-2021
Referência: FREIRE, Beatriz Silva de Barros. Propostas de regulamentação do lobby no Brasil. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Essa pesquisa buscou analisar as propostas de regulamentação da atividade de relações institucionais e governamentais no Brasil, também denominado lobby. Esta análise focou nos principais desenhos de regulamentação, com o objetivo de investigar a argumentação dos grupos que se manifestaram contra ou a favor da regulamentação. A metodologia utilizada baseou-se na observação participante, na realização de entrevistas semiestruturadas, e também em pesquisas documental e bibliográfica. O método utilizado para análise tem como base ferramentas de pesquisa qualitativa. Constatou-se que apesar de uma possível regulamentação do lobby ser discutida há mais de trinta anos no país, nota-se alguns avanços, como a definição da atividade na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho em 2018. Os lobistas buscam uma regulamentação com menos custos para sua profissão, apesar de terem a percepção de já serem altamente regulados na esfera civil. O Poder Público procura um modelo mais moderado, mas que não esvazie a proposta de fiscalização e transparência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.