Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27529
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MauricioVieiraFigueiredo_tcc.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Economia circular e desenvolvimento sustentável : um estudo de caso sobre a importância do design na produção de biojoias.
Autor(es): Figueiredo, Mauricio Vieira
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Economia circular
Artesanato
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 13-Mai-2021
Referência: FIGUEIREDO, Mauricio Vieira. Economia circular e desenvolvimento sustentável: um estudo de caso sobre a importância do design na produção de biojoias. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A atual conjuntura econômica que se estabelece por meio da produção em massa de bens e serviços de maneira linear, busca uma alternativa viável para não exceder a capacidade do meio ambiente. Nesse aspecto, a transição para um modelo coerente às perspectivas para o desenvolvimento sustentável da sociedade civil, governos e empresas está direcionado às diretrizes da economia circular. Diante disso, o presente trabalho visa descrever o grau de influência do elemento design em produtos artesanais caracterizados como biojoias, à luz das diretrizes da Sustentabilidade e EC. Dessa maneira, esse estudo classifica-se como descritivoexploratório, visto que visa descrever determinadas características da produção das Biojoias buscando identificar as relações do design no fluxo de recursos renováveis e no reaproveitamento de materiais. O método utilizado é desenvolvido pelo o estudo de caso considerando os seguintes instrumentos de pesquisa: entrevista semiestruturada e observação direta, apresentando relevância ao projeto do produto e sua alta capacidade de reaproveitamento de materiais. Há fortes evidências que convergem o modo de produção enxuta com elementos da EC, bem como estratégias de minimização de impacto ambiental ao executar a atividade de produção. Por fim, os resultados dessa pesquisa atingem as expectativas dos objetivos, sendo eles organizados no modelo esquematizado lógico. Além disso, este trabalho contribui para pesquisas futuras na academia e ao ambiente de negócios, visto que a Economia Circular está em desenvolvimento constante.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.