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2018_HiagoRogerioUlhoa_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,91 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMaroja, Armando de Mendonça-
dc.contributor.authorUlhôa, Hiago Rogério-
dc.identifier.citationULHÔA, Hiago Rogério. Avaliação do ruído ambiental em escolas do Distrito Federal. 2018. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.pt_BR
dc.description.abstractPesquisas na área indicam que as condições de conforto acústico em escolas do ensino básico, em todo o Brasil, não são adequadas ao tipo de atividade-fim da escola. A grande maioria dos estudos encontraram níveis de pressão sonoras elevados e tempos de reverberação inadequados. Em muitos casos, o ruído externo a escola é o responsável e em outros o ruído interno é o preponderante. Em geral não há um reconhecimento da poluição sonora como um problema ambiental ou mesmo uma ameaça à qualidade de vida e a saúde da população. No ambiente escolar atrapalha a comunicação, a concentração e o aprendizado, sendo necessário o conhecimento das condições de conforto acústico do ambiente onde a comunidade escolar passa boa parte do dia. A pesquisa apresenta resultados da avaliação do ruído ambiental em duas escolas públicas da cidade de Planaltina, no Distrito Federal. Foram realizadas medidas do tempo de reverberação das salas de aula, dos níveis de pressão sonora no ambiente interno e no ambiente externo da escola bem como a avaliação do ruído devido ao tráfego veicular através de mapeamento acústico. Mesmo com salas de aula onde os tempos de reverberação são compatíveis com o ambiente escolar proporcionando uma inteligibilidade satisfatória, observam-se altos níveis de pressão sonora nos corredores da escola durante o período de aula, indicando que professores e estudantes devem ser alertados e conscientizados a respeito da situação de forma a reduzir o ruído ambiental nas escolas. O mapeamento acústico mostra que o ruído ambiental produzido no interior das escolas é o responsável pelos níveis de pressão sonora acima de 60dB(A) medidos durante o horário de aula e acima de 85dB(A) medidos durante o horário do recreio, com picos que superam os 100dB(A), obrigando o fechamento das portas da sala dos professores, da secretaria e da direção.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRuídopt_BR
dc.subject.keywordConforto acústicopt_BR
dc.subject.keywordAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.keywordPoluição sonorapt_BR
dc.titleAvaliação do ruído ambiental em escolas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-14T13:06:22Z-
dc.date.available2021-05-14T13:06:22Z-
dc.date.submitted2018-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27538-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSantos, Paulo Gabriel Franco dos-
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