Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27550
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RonaldoAbadiaDeSousa_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)385,61 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPaiva, Olgamir Amância Ferreira de-
dc.contributor.authorSousa, Ronaldo Abadia de-
dc.identifier.citationSOUSA, Ronaldo Abadia de. Formação docente e o fracasso escolar. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo identificar e analisar qual é a influência da formação docente no fracasso escolar, em turmas de Ciências Naturais do 6° ano, em uma escola de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Planaltina – DF. A partir da abordagem qualitativa foram feitas entrevistas com duas professoras de Ciências Naturais, observação das aulas dessas professoras e aplicação de um questionário aos estudantes. Além disso, obtiveram-se junto à escola os resultados escolares dos anos de 2016 e 2017. Os resultados mostram que o índice de aprovação da escola foi superior a 80% no período analisado. As professoras participantes relatam não conseguir aplicar tudo o que aprenderam na licenciatura, mas buscam adotar metodologias alternativas para promover a aprendizagem dos estudantes. Por esse estudo não foi possível afirmar que a formação docente tem influência no fracasso escolar. O referencial teórico sobre a formação docente, bem como reflexões sobre metodologias de aprendizagem foram confrontadas com as questões da realidade apresentadas nas falas das entrevistadas e nos questionários, de forma a identificar relações possíveis entre a formação docente e o fracasso escolar, porém situando esse fenômeno no contexto em que se realiza e outras interferências a que esta sujeito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFracasso escolarpt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ciênciapt_BR
dc.titleFormação docente e o fracasso escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-17T12:36:04Z-
dc.date.available2021-05-17T12:36:04Z-
dc.date.submitted2018-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27550-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.