Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27552
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SarahDiasDaCosta_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)418,05 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Thatianny Alves de Lima-
dc.contributor.authorCosta, Sarah Dias da-
dc.identifier.citationCOSTA, Sarah Dias da. Diversidades e gênero em escolas do DF: identificações e propostas de práticas docentes. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo evidenciar como os/as professores/professoras têm abordado questões relacionadas à diversidade e gênero nas escolas. Esta pesquisa tem caráter qualitativo cujo instrumento foi questionário estruturado com questões abertas e fechadas . A partir dos resultados, elaborou-se proposta de atividade para docentes, com intuito de contribuir para uma sensibilização acerca das questões de gênero na escola, evidenciando possibilidades de trabalho de maneira integrada. Buscou-se, com esta proposta incitar reflexões sobre as relações entre diversidade, gênero e escola, acreditando que as mesmas podem interferir em futuras práticas ainda mais comprometidas com tal temática em prol da equidade de gênero e respeito à diversidade. Escolas públicas de três regiões administrativas constituiram o local de pesquisa. Percebeu-se, a partir das análises realizadas, que a maioria não teve disciplinas obrigatórias que abordassem tais questões, assim como não foi buscado durante a formação continuada, capacitação para trabalhar com esta temática. Ainda que a maior parte dos/das professores/as não tenham realizado cursos/disciplinas durante ou após a graduação, 61% deles/as afirmaram que abordam questões de diversidade e gênero em suas aulas. A partir desses resultados, propõe-se intervenção que viabilize estudo sistematizado sobre o tema, elaboração coletiva de atividades possíveis de serem realizadas por professores/as de áreas distintas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDiversidade na escolapt_BR
dc.subject.keywordGênero - relaçõespt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleDiversidades e gênero em escolas do DF : identificações e propostas de práticas docentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-17T12:54:03Z-
dc.date.available2021-05-17T12:54:03Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27552-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.