Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27554
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SuzyNascimento_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)884,86 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMedeiros, Maria Osanette de-
dc.contributor.authorSilva, Suzy Nascimento da-
dc.identifier.citationSILVA, Suzy Nascimento da. Estágio supervisionado 3 e 4 em Ciências Naturais: um olhar crítico a partir da licenciatura e suas contribuições para a formação profissional dos estudantes. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA proposta desta pesquisa foi fazer um estudo das percepções dos estudantes do curso de licenciatura de Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina (FUP) acerca das contribuições curso para sua formação profissional. O foco da pesquisa foi o Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências Naturais 3, e 4, ofertado no 7º e 8º semestre do curso, respectivamente, como últimas etapas da formação inicial. A análise dos dados contemplou a utilização de recursos didáticos, metodologias e interdisciplinaridade, na perspectiva da pedagogia histórico crítica. O principal instrumento da pesquisa foi um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. A atuação dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão também teve lugar na pesquisa, uma vez que o Projeto Politico Pedagógico do Curso tem como um dos pilares o tripé ensino, pesquisa e extensão. Alguns resultados indicam que o curso contribui na formação profissional e que os estágios são um momento dessa formação e colocam os estagiários em contato com a realidade educacional e escolar, realidade essa muito discutida no curso e que não surpreende os estagiários. A respeito da interdisciplinaridade nem todos os estudantes conseguiram desenvolver seus trabalhos usando essa metodologia, tendo encontrado dificuldades desde as diferenças entre os calendários das escolas e da FUP-UnB até a realidade educacional que não pratica a interdisciplinaridade no cotidiano.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ciência - formaçãopt_BR
dc.titleEstágio supervisionado 3 e 4 em Ciências Naturais : um olhar crítico a partir da licenciatura e suas contribuições para a formação profissional dos estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-17T13:02:32Z-
dc.date.available2021-05-17T13:02:32Z-
dc.date.submitted2018-11-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27554-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this research was to make a study of the students' perceptions of the natural sciences undergraduate course of the UnB Planaltina College (FUP) about the course contributions for their professional training. The focus of the research was the Supervised Internship in Natural Sciences Teaching 3, and 4, offered in the 7th and 8th semester of the course, respectively, as the last stages of initial training. Data analysis included the use of didactic resources, methodologies and interdisciplinarity, from the perspective of critical historical pedagogy. The main instrument of the research was a questionnaire with objective and subjective questions. The students' performance in research and extension projects also took place in the research, since the Politico Pedagogical Project of the Course has as one of the pillars the tripod teaching, research and extension. Some results indicate that the course contributes to the professional training and that the internships are a moment of this training and place the trainees in contact with the educational and educational reality, a reality that is much discussed in the course and that does not surprise the trainees. Regarding interdisciplinarity, not all students were able to develop their work using this methodology, having encountered difficulties from the differences between the calendars of the schools and the FUP-UnB to the educational reality that does not practice interdisciplinarity in everyday life.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.