Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27568
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FabianeCoutinhoDaRochaAlcantara_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)2,06 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCosta, Elizabeth Maria Mamede da-
dc.contributor.authorAlcântara, Fabiane Coutinho da Rocha-
dc.identifier.citationALCÂNTARA, Fabiane Coutinho da Rocha. Análise e avaliação de um jogo didático de zoologia por professores do ensino fundamental. 2019. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.pt_BR
dc.description.abstractOs jogos didáticos constituem uma importante ferramenta educacional, proporcionando diversos benefícios para o ensino e aprendizagem, pois além de possibilitar a integração entre os participantes permite que o ensino aconteça de forma divertida, auxiliando os alunos na aquisição e familiarização de conceitos e conhecimentos. Diante da importância dos jogos didáticos para a educação, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e disponibilizar para avaliação de professores do ensino fundamental um jogo com conteúdos de zoologia. Foi construído, pelas autoras, um jogo de zoologia, sobre animais vertebrados, baseando seus conteúdos no Currículo da Secretaria de Educação. Em uma entrevista semiestruturada foi levantada a opinião dos professores participantes em relação aos seguintes aspectos do jogo: regras do jogo, aspecto visual e imagens, e aplicabilidade. Como um dos resultados obtidos, os professores participantes afirmaram que utilizariam este jogo em suas aulas. Podemos notar que, diante das respostas dos professores participantes, o jogo foi considerado como um recurso pedagógico que irá contribuir para a aprendizagem dos conteúdos dos animais vertebrados. A socialização do jogo com os professores gerou grandes contribuições para o aperfeiçoamento do jogo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordZoologiapt_BR
dc.subject.keywordVertebradopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titleAnálise e avaliação de um jogo didático de zoologia por professores do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-18T12:12:33Z-
dc.date.available2021-05-18T12:12:33Z-
dc.date.submitted2019-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27568-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The didactic games are an important educational tool, providing several benefits for teaching and learning, as well as allowing the integration between the participants allows the teaching to happen in a fun way, helping the students in the acquisition and familiarization of concepts and knowledge. Faced with the importance of educational games for education, the objective of this work was to develop and make available for the evaluation of elementary school teachers a game with zoology contents. It was built, by the authors, a game of zoology, on vertebrate animals, basing its contents in the Curriculum of the Department of Education. In a semi-structured interview the opinion of participating teachers was raised regarding the following aspects of the game: rules of the game, visual aspect and images, and applicability. As one of the results obtained, the participating teachers stated that they would use this game in their classes. We can note that, given the answers of the participating teachers, the game was considered as a pedagogical resource that will contribute to the learning of the contents of vertebrate animals. The socialization of the game with the teachers generated great contributions for the improvement of the game.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.