Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27575
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WagneerCardosoCirqueira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)763,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A visão dos professores preceptores sobre o estágio supervisionado interdisciplinar
Autor(es): Cirqueira, Wagneer Cardoso
Orientador(es): Falcomer, Viviane Aparecida da Silva
Assunto: Estágios supervisionados
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 18-Mai-2021
Referência: CIRQUEIRA, Wagneer Cardoso. A visão dos professores preceptores sobre o estágio supervisionado interdisciplinar. 2019. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2019.
Resumo: O estágio supervisionado ainda é tido como primeiro contato do futuro professor com a realidade escolar, porém este ainda é muito questionado sobre as dificuldades encontradas na escola. Deste modo, a utilização de diferentes metodologias e estratégias de ensino no estágio supervisionado podem facilitar o ingresso do licenciando no contexto da escola. Assim a interdisciplinaridade aparece como alternativa ao contexto vivido por professores, estagiários e estudantes. O estágio supervisionado em ensino de ciências naturais 4 (ESECN4) do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade de Brasília, propõe a realização de um projeto interdisciplinar como uma experiência que seja inovadora e que envolva grande parte da comunidade escolar. Dessa forma, essa pesquisa verificou, por meio da aplicação de questionário online com 13 professores preceptores de estagiários de ESECN4 atuantes na educação básica de ensino, a visão que esses professores têm acerca dessa prática. Idealizado para se adquirir experiências, o estágio supervisionado converge para troca de saberes importantes para uma educação reflexiva e consciente de suas práticas.
Abstract: The supervised internship is still seen as the first contact of the future teacher with the school reality, but this one is still much questioned about the difficulties found in the school. Thus, the use of different methodologies and teaching strategies in the supervised stage can facilitate the admission of the graduates in the context of the school. Thus, interdisciplinary appears as an alternative to the context experienced by teachers, trainees and students. The Supervised Natural Sciences Teaching Stage 4 (ESECN4) of the undergraduate course in Natural Sciences at the University of Brasília proposes the realization of an interdisciplinary project as an experience that is innovative and involves a large part of the school community. Thus, this research verified, through the application of an online questionnaire with 13 preceptor teachers of ESECN4 trainees working in basic education, the view that these teachers have about this practice. Idealized to gain experience, the supervised stage converges to exchange important knowledge for a reflexive and conscious education of its practices.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.