Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/27605
Título: | Redes sociais e o comportamento do consumidor : a influência do Instagram no processo de decisão |
Autor(es): | Braga, Poliana Lourenço |
Orientador(es): | Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante |
Assunto: | Instagram (Rede social on-line) Consumidores - comportamento de compra Marketing digital Administração de empresas |
Data de apresentação: | 20-Nov-2019 |
Data de publicação: | 25-Mai-2021 |
Referência: | BRAGA, Poliana Lourenço. Redes sociais e o comportamento do consumidor: a influência do Instagram no processo de decisão. 2019. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar como a presença de uma empresa no
Instagram pode influenciar na decisão de consumo, seja na compra de um bem ou na
contratação de um serviço. A população desta pesquisa foi composta por pessoas que
possuam perfil ativo no Instagram. A amostra foi composta por 205 atores da população e
suas opiniões foram coletadas através de questionário estruturado aplicado de forma física e
online. Para coleta e análise dos dados, foi utilizado o modelo de Análise Multicritério de
Apoio à Decisão (MCDA-C). Foram analisados 19 fatores divididos em cinco grandes
grupos: Presença da Marca, Aparência, Legendas e Informações, Trato com o Cliente e Uso
das Ferramentas. Conclui-se que todos os fatores analisados são capazes de interferir, em
maior ou menor grau, no comportamento do consumidor e a pesquisa permitiu visualizar o
quanto cada um desses fatores influencia no comportamento dos consumidores, comparar
essa influências e também, visualizar a influência atual da rede social. Os resultados mostram
que não só a presença da empresa no Instagram se mostra crucial, como também mostram
que os gestores precisam compreender a fundo esse fenômeno, utilizando-o da melhor
maneira possível para trazer resultados positivos para sua organização. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.