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Título: Programa de estágio de uma indústria : uma abordagem multicritério
Autor(es): Reina, Adriana Miranda
Orientador(es): Silveira Júnior, Aldery
Assunto: Estágios supervisionados
Estudantes universitários
Data de apresentação: 10-Dez-2020
Data de publicação: 25-Mai-2021
Referência: REINA, Adriana Miranda. Programa de estágio de uma indústria: uma abordagem multicritério. 2020. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Os programas de estágio permitem aos estudantes o desenvolvimento de experiências de trabalho em sua área de formação, e auxiliam a inserção deste estudante no mercado de trabalho ao final de sua formação. Desta forma, programas de estágio bem estruturados, além de serem oportunidades de jovens talentos e empresas se conectarem, também são uma porta de entrada para os jovens trabalharem em grandes empresas. Por ser uma iniciativa que vem ganhando destaque, a pesquisa realizada teve o objetivo avaliar o Programa de Estágio de uma Indústria de Cimentos do Distrito Federal, sob a percepção dos gestores dos estagiários participantes. Para isto foi realizada revisão teórica referente a Treinamento e desenvolvimento, Programa de Estágio, e Avaliação de desempenho. A contribuição do tema justifica-se pelo fato de que o Programa de estágio foi avaliado pela primeira vez desde sua implementação em 2019. Para realizar a avaliação foi utilizada a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão. Para tanto foi desenvolvido um modelo de avaliação específico para esse Programa de Estágio. A construção do modelo contou com o apoio de uma equipe de decisores da empresa especializados no tema e foi estruturado em três eixos de avaliação: Treinamento e Desenvolvimento, Projetos dos Estagiários e Avaliação dos Estagiários. Como resultado, ao final do estudo, chegou-se à nota 7,2, em uma escala de 0 a 10, na avaliação global do Programa de estágio. Essa nota indica que, embora o programa de estágio esteja bem estruturado, existem pontos de melhoria e atenção para que se tenha uma avaliação satisfatória.
Abstract: Internship programs allow students to develop work experiences in their professions, and assist them seeking job opportunities when they graduate. In this way, well- structured internship programs, in addition to being opportunities for young talents and companies to connect, are also a gateway for young people to work in big companies. As it is an initiative that has been gaining prominence, the research’s goal was to evaluate the Internship Program of a Cement Industry in Distrito Federal, under the perception of the participating interns’ managers. In order to achieve it, a theoretical review was done about Training and Development, Internship Program, and Performance Evaluation. The contribution of the theme is justified by the fact that the Internship Program was evaluated for the first time since its implementation in 2019. The methodology used was the Multicriteria Decision Support Methodology. A specific evaluation model was developed for this Internship Program. This model set up had support of a team of company’s decision-maker specialized personnel and was structured in three evaluation axes: Training & Development, Trainees Projects and Trainees Evaluation. As a result, by the end of the study, the final overall score of the Internship Program was 7.2, on a scale of 0 to 10. This rating indicates that, although the internship program is well structured, there are improvements points which can lead it to have a satisfactory evaluation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020
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