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dc.contributor.advisorAzevedo, Mônica Maria de-
dc.contributor.authorBraga, Maria Cristina Cunha-
dc.identifier.citationBRAGA, Maria Cristina Cunha. A apropriação cultural de Brasília por crianças na educação infantil. 2020. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado *A apropriação cultural de Brasília por crianças na Educação Infanti”, busca apresentar um diálogo entre a concepção de infância, a socialização e a cidadania, com foco sobre a relação de crianças que se encontram na primeira infância, com a cidade de Brasília. O interesse principal deste trabalho foi enfatizar a criança como um ser de direitos, de modo que fossem valorizadas suas experiências de contato com a cidade e com a cultura, desde seus primeiros anos de vida, em espaços de Educação Infantil e para além destes. Deste modo, foram apresentados aspectos históricos de reconhecimento da cidadania infantil, com menção a documentos legais sobre a Educação Infantil, bem como, referenciais que tratam a criança em sociedade. Logo, o primeiro capítulo expõe as leis e diretrizes vigentes sobre Educação Infantil, levando ao que é apresentado nos capítulos seguintes, sobre infância e cidadania, a relação das crianças com Brasília e sua apropriação cultural. Neste sentido, realizou-se estudo sobre as saídas pedagógicas realizadas com crianças em uma instituição de Educação Infantil, de acordo com o projeto “Brasília, quíntal da nossa escola”, retomando a importância deste contato entre a cidade e a população infantil. Para tanto, foram realizadas entevistas narrativas com professoras desta mesma instituição, a fim de que fossem percebidas e valorizadas esta vivência pessoal para com a capital do país, justificando a apropriação cultural e construção de uma cidadania desde a infância. Por fim, a partir dos estudos realizados, através de uma pesquisa de campo e análise sobre essa temática em referencial teórico, nota-se a relevância da descoberta dos espaços por crianças pequenas, que podem levar a apropriação cultural e a cidadania ativa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordCidadaniapt_BR
dc.titleA apropriação cultural de Brasília por crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-25T17:25:43Z-
dc.date.available2021-05-25T17:25:43Z-
dc.date.submitted2020-12-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27612-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work, entitled *The cultural appropriation of Brasília by children in preschool, seeks to show a dialogue between the concept of childhood, Socialization, and citizenship, focusing on the relationship between children in early childhood and Brasília. The main objective of this work was to recognize the child as a rightful being, in order to value their experiences with the city and the culture from their first years of life, during preschool, and beyond. Thus, it was presented historical aspects that recognizes childhood citizenship, mentioning legal documents about preschool education, as well as references (about children in society. Therefore, the first chapter cisplays the laws and guidelines in place about preschool education, transitioning to whatis shown in the subsequently chapters, about childhood and citizenship, children's relation with Brasília, and its cultural appropriation. In this regard, a study was conducted about the pedagogical visits done with children in a preschool under the project “Brasília, our school backyard", revisíting the importance of the contact between the children and the city. For this purpose, narrative interviews were held with teachers from the same institution in order to value and have those personal experiences with the country's capital perceived, justifing the cultural appropriation and the construction of a citizenship from childhood. Finally, following the study, through a field research and an analysis of the theorical references about this theme, t is highlighted the relevance of small children discovering new spaces, leading them to cultural appropriation, and an active citizenship.pt_BR
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