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dc.contributor.advisorVieira, Diego Mota-
dc.contributor.authorGouvea, Laura Henrique de Sousa-
dc.identifier.citationGOUVEA, Laura Henrique de Sousa. O comportamento de descarte do consumidor. 2020. 122 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO processo decisório de compra do consumidor, bem como seu comportamento de descarte, possuem enorme impacto na sociedade, de forma que, ao analisar essas duas vertentes do comportamento do consumidor, diversos fatores devem ser levados em consideração. A literatura disponível levanta modelos do processo decisório do consumidor e descreve o comportamento de descarte, porém, se restringe a bens de valor utilitário ou categorias específicas de objetos. Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar o processo decisório de descarte do consumidor, através de um modelo proposto, com ênfase nos comportamentos de troca e doação. O estudo foi realizado inicialmente por meio de análise bibliográfica de modelos já existentes, e a partir disso proposto um novo modelo de processo decisório do descarte. Em seguida foram elaborados dois roteiros semiestruturados para entrevistas em profundidade junto aos consumidores. Também foram realizadas coleta de dados secundários coletados pelo Grupo de Estudos em Marketing Societal na busca de compreender melhor os comportamentos de doação e troca através do Projeto Iglu de Trocas, bem como uso de instrumentos como observação e fotografia para enriquecimento das informações levantadas. Os dados obtidos em todas as fases da pesquisa foram analisados e interpretados por meio da categorização e definição dos termos. Evidenciou-se que os consumidores ainda possuem limitações em relação às alternativas de descarte disponíveis e, apesar da doação e reciclagem serem alternativas sustentáveis bem disseminadas, ainda há espaço para aprofundamento e diversificação no descarte consciente. Por fim, o objeto de estudo, Iglu de Trocas, surge como um facilitador para a diversificação do descarte por meio da fomentação da troca, mas faz-se necessário ir além do uso de boas ferramentas e tratar o aspecto educacional, conscientizando os consumidores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConsumidores - comportamento de comprapt_BR
dc.subject.keywordReciclagempt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordConsumo conscientept_BR
dc.titleO comportamento de descarte do consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-07T13:25:08Z-
dc.date.available2021-06-07T13:25:08Z-
dc.date.submitted2020-12-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27628-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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