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Título: Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos
Autor(es): Souza, Mirelly Magalhães Silva de
Orientador(es): Borges, Carla Peixoto
Assunto: Consumidores - comportamento de compra
Rótulos - adequação
Veganismo
Data de apresentação: 10-Dez-2020
Data de publicação: 7-Jun-2021
Referência: SOUZA, Mirelly Magalhães Silva de. Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos. 2020. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo investigou o efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador, formado pelas medidas de relato de valor informativo, utilitário e disposição de compra sinalizado por alimentos e cosméticos. Também foi verificado se esse efeito era moderado pelo tipo de produto, nível de identificação com o veganismo e o gênero do consumidor. A revisão teórica sobre o veganismo mostrou que os consumidores são expostos a histórias de aprendizagem tanto de reforçamento, como de punição relacionadas ao veganismo. Sendo assim, o rótulo vegano poderia sinalizar reforços ou punições. Foi realizada uma pesquisa experimental e no primeiro teste da MANCOVA, foi verificado o efeito direito do rótulo vegano, como também se o efeito era moderado pelo tipo de produto e pelo nível de identificação com o veganismo. O resultado indicou um efeito positivo e direto do rótulo vegano sobre o relato de disposição de compra e nenhuma moderação foi estatisticamente significativa. No segundo teste, foi verificado o efeito direto do rótulo vegano, como também se o efeito era moderado pelo tipo de produto e o gênero do consumidor. Foi encontrado que houve um efeito direto e negativo do rótulo vegano sobre o relato de valor utilitário para o público masculino. Por fim, o estudo contribuiu no entendimento do efeito do rótulo vegano sobre o comportamento do consumidor, descobrindo-se que esse efeito é moderado pelo gênero. O resultado do estudo pode auxiliar marcas de produtos veganos a traçarem estratégias mais direcionadas, enfatizando os atributos que possam sinalizar maior valor reforçador para o público masculino. No campo acadêmico, a pesquisa contribuiu para preencher a lacuna de estudos sobre o efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador, em função do tipo de produto, nível de identificação com o veganismo e gênero do consumidor. Por fim, descobriu-se resultados relevantes para o direcionamento de estratégias para duas grandes indústrias, de alimentos e de cosméticos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
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