Título: | Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos |
Autor(es): | Souza, Mirelly Magalhães Silva de |
Orientador(es): | Borges, Carla Peixoto |
Assunto: | Consumidores - comportamento de compra Rótulos - adequação Veganismo |
Data de apresentação: | 10-Dez-2020 |
Data de publicação: | 7-Jun-2021 |
Referência: | SOUZA, Mirelly Magalhães Silva de. Efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador sinalizado por alimentos e cosméticos. 2020. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O presente estudo investigou o efeito do rótulo vegano sobre o valor reforçador, formado pelas
medidas de relato de valor informativo, utilitário e disposição de compra sinalizado por
alimentos e cosméticos. Também foi verificado se esse efeito era moderado pelo tipo de
produto, nível de identificação com o veganismo e o gênero do consumidor. A revisão teórica
sobre o veganismo mostrou que os consumidores são expostos a histórias de aprendizagem
tanto de reforçamento, como de punição relacionadas ao veganismo. Sendo assim, o rótulo
vegano poderia sinalizar reforços ou punições. Foi realizada uma pesquisa experimental e no
primeiro teste da MANCOVA, foi verificado o efeito direito do rótulo vegano, como também
se o efeito era moderado pelo tipo de produto e pelo nível de identificação com o veganismo.
O resultado indicou um efeito positivo e direto do rótulo vegano sobre o relato de disposição
de compra e nenhuma moderação foi estatisticamente significativa. No segundo teste, foi
verificado o efeito direto do rótulo vegano, como também se o efeito era moderado pelo tipo de
produto e o gênero do consumidor. Foi encontrado que houve um efeito direto e negativo do
rótulo vegano sobre o relato de valor utilitário para o público masculino. Por fim, o estudo
contribuiu no entendimento do efeito do rótulo vegano sobre o comportamento do consumidor,
descobrindo-se que esse efeito é moderado pelo gênero. O resultado do estudo pode auxiliar
marcas de produtos veganos a traçarem estratégias mais direcionadas, enfatizando os atributos
que possam sinalizar maior valor reforçador para o público masculino. No campo acadêmico,
a pesquisa contribuiu para preencher a lacuna de estudos sobre o efeito do rótulo vegano sobre
o valor reforçador, em função do tipo de produto, nível de identificação com o veganismo e
gênero do consumidor. Por fim, descobriu-se resultados relevantes para o direcionamento de
estratégias para duas grandes indústrias, de alimentos e de cosméticos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
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