Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27651
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RebekaRodriguesDeRezende_tcc.pdf706,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Familismo e proteção social no Brasil : reflexões sobre a PNAS e o SUAS
Autor(es): Rezende, Rebeka Rodrigues Brito Hollanda de
Orientador(es): Elias, Michelly Ferreira Monteiro
Assunto: Assistência social
Serviço social
Família
Proteção social
Política Nacional de Assistência Social (PNAS)
Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 8-Jun-2021
Referência: REZENDE, Rebeka Rodrigues Brito Hollanda de. Familismo e proteção social no Brasil: reflexões sobre a PNAS e o SUAS. 2017. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho objetivou discutir e compreender o aspecto que conforma a assistência social no Brasil, o familismo. É uma pesquisa que se insere na área da Assistência Social, sendo o objeto de estudo a centralidade da família na política de assistência social no Brasil. A compreensão destas questões exigiu percorrer um breve histórico sobre a proteção social no Brasil, bem como, abranger diferentes concepções de família desenvolvidas por diversos autores. A composição e objetivos presentes na Política Nacional de Assistência Social e no Sistema Único de Assistência Social, seguida da análise que o papel da família possui nestas duas legislações, foram pontos essenciais para a apreensão do objeto de estudo. Por fim, foi analisada a relação entre a matricialidade sociofamiliar e familismo no âmbito da política de Assistência Social. Portanto, conclui-se que a família é instância fundamentalmente vinculada ao desenvolvimento da política social, chamada seja para complementar e potencializar o apoio necessário ao usuário da rede de assistência social, seja para servir de meio de desresponsabilização estatal pela proteção social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.