Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27653
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RenataPriscilaOliveiraFonseca_tcc.pdf679,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estado social e direitos : as políticas sociais para as mulheres no processo de produção e reprodução do capitalismo dependente e tardio
Autor(es): Fonseca, Renata Priscila Oliveira
Orientador(es): Boschetti, Ivanete
Assunto: Política social
Mulheres
Capitalismo
Cidadania
Proteção social
Feminismo
Data de apresentação: 14-Dez-2017
Data de publicação: 8-Jun-2021
Referência: FONSECA, Renata Priscila Oliveira. Estado social e direitos: as políticas sociais para as mulheres no processo de produção e reprodução do capitalismo dependente e tardio. 2017. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esse trabalho problematiza a condição das Políticas Sociais para as mulheres no Brasil no processo de produção e reprodução do capitalismo dependente e tardio, demonstrando a natureza contraditória das políticas sociais e como as políticas sociais destinadas às mulheres assumem funcionalidade à acumulação capitalista. Consideramos que hoje no Brasil, a noção de cidadania e proteção social das mulheres está estruturada por meio da criação da Secretária de Políticas para as Mulheres-SPM, somado à realização de quatro Conferências Nacionais de Políticas para as Mulheres, além da elaboração de Planos Nacionais de Políticas para as Mulheres. Assim, buscamos aprofundar de que maneira a proteção social e as políticas sociais para as mulheres, ao responderem às demandas dos movimentos de mulheres, contribuem na função do Estado Social de providenciar as condições gerais de reprodução do capitalismo tardio e dependente. Os fenômenos aqui apresentados são analisados de forma crítica e relacionado com a perspectiva marxista e a crítica feminista sobre os limites da institucionalização das demandas feministas. Analisando a configuração dos direitos das mulheres no Brasil a partir dos Planos Nacionais organizados pela SPM (de 2004 a 2015), refletimos sobre como esses direitos e programas estão sendo incorporados ou se o Estado por meio de suas funções toma outras decisões e atribui outro direcionamento a esses direitos, mesmo considerando a participação institucionalizada dos movimentos feministas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.