Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27667
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_FernandaBeatrizSantanaBarroso_tcc.pdf546,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acondicionamento e descarte de perfurocortantes : um estudo dos resíduos gerados por usuários de insulina no tratamento do diabetes mellitus
Autor(es): Barroso, Fernanda Beatriz Santana
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Diabéticos
Resíduos perigosos
Resíduos de serviços de saúde
Gestão de resíduos sólidos
Data de apresentação: 3-Dez-2020
Data de publicação: 9-Jun-2021
Referência: BARROSO, Fernanda Beatriz Santana. Acondicionamento e descarte de perfurocortantes: um estudo dos resíduos gerados por usuários de insulina no tratamento do diabetes mellitus. 2020. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Os resíduos perfurocortantes, como agulhas e lancetas, pertencem ao grupo E dos Resíduos de Serviço de Saúde e são utilizados em larga escala por portadores do Diabetes Mellitus. A falta de diretrizes técnicas específicas para o manejo seguro dos resíduos gerados em domicílio pode causar deficiência no manejo dos resíduos, principalmente no acondicionamento e descarte. Etapas que fazem parte da rotina de tratamento dos diabéticos, quando não são feitas corretamente, podem causar acidentes, danos à saúde e ao meio ambiente. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar o acondicionamento e o descarte dos resíduos perfurocortantes gerados por usuários de insulina no tratamento do Diabetes Mellitus. A pesquisa é de caráter exploratório e quantitativa, realizada através de um questionário disponibilizado eletronicamente. Os respondentes são diabéticos que fazem uso de insulina no tratamento da doença. Nos resultados foi possível observar que o uso da caixa de descarte não é feito pela maioria dos respondentes; o acondicionamento dos resíduos perfurocortantes é feito em sua maioria em garrafas PET e o descarte é finalizado em postos de saúde. A pesquisa aponta que os diabéticos parecem estar mais conscientes do que relata a literatura, pois percebese que há maior preocupação em encaminhar corretamente os resíduos perfurocortantes. A presente pesquisa busca preencher uma lacuna temporal em relação ao panorama quantitativo de como é realizado o acondicionamento e o descarte dos resíduos perfurocortantes gerados por usuários de insulina atualmente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração
Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.