Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27676
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrunaOliveiraSilva_tcc.pdf571,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Retrato do atendimento às adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade na unidade de Semiliberdade Feminina do Guará - DF
Autor(es): Silva, Bruna Oliveira
Orientador(es): Carmo, Marlúcia Ferreira do
Assunto: Medidas socioeducativas
Mulheres encarceradas
Adolescentes infratores
Política social
Socioeducação
Data de apresentação: 15-Fev-2018
Data de publicação: 9-Jun-2021
Referência: SILVA, Bruna Oliveira. Retrato do atendimento às adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade na unidade de Semiliberdade Feminina do Guará - DF. 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Historicamente, muitas foram as legislações e políticas de atendimento destinadas ao adolescente que infringe a lei. Em todas as épocas esse foi um tópico amplamente debatido, tanto no âmbito do Estado como na sociedade civil, e atualmente não é diferente. Dessa forma, a presente pesquisa propõe-se a construir um retrato da Unidade de Semiliberdade Feminina do Guará, a partir de uma análise das percepções de diversos integrantes do sistema socioeducativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis diferentes executores do programa de semiliberdade (gestores, especialistas socioeducativos e agentes socioeducativos) e com uma adolescente que finalizou o cumprimento da medida socioeducativa de semiliberdade na referida unidade, a fim de identificar as principais dificuldades para a efetivação da referida medida socioeducativa. Os resultados apontaram para problemas relacionados à insuficiência de recursos, à falta de intersetorialidade das políticas sociais e à dificuldades dos profissionais quanto à compreensão do processo socioeducativo. Constatou-se, então, uma necessidade de maiores investimentos do Estado, não apenas na socioeducação, mas em todas as políticas sociais, tendo em vista que cada uma depende das outra para funcionar em sua plenitude, e também a necessidade em se capacitar os socioeducadores para que estes possam desenvolver metodologias educativas consonantes com a proposta contida na legislação, para conseguirem executar suas tarefas, pois a socioeducação é uma política muito complexa, em razão de conter o binômio educação e responsabilização, e por lidar diretamente com a subjetividade humana.
Abstract: Historically, there have been many legislations and public policies for the teenager who break the law. In all times that was a widely debated topic both within the State and in civil society, and today is no different. Therefore, the present research proposes to build a portrait of the Guara Female Unity of Semi-liberty, through an analysis of the perceptions of diverse members of the social-educational system. Semi-structured interviews were conducted with six different executers of the semi-liberty program (managers, social-educational specialists and social-educational agents) and with a young woman who completed the social-educational measure of semi-liberty in that institution, aiming to identify the main difficulties to the effectiveness of this socialeducational measurement. The results point to problems related to insufficient resources, lack of intersectorality between the different social policies and difficulties of the professionals about the educational process. It was found, then, a necessity of serious government investments not only in the social-educational system but in all the social policies, since each one of them depends on the others to fully function, and also the necessity to train the social-educators so they can develop creative methods to execute this complex policy, that deals with the human subjectivity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.