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dc.contributor.advisorAraújo, Suely Mara Vaz Guimarães de-
dc.contributor.authorMota, Daniela Teles Andrade-
dc.identifier.citationMOTA, Daniela Teles Andrade. Existe vida inteligente fora da escola?: uma análise das coalizões em torno das propostas de regulamentação da educação domiciliar no Brasil. 2020. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou identificar as coalizões de defesa formadas em torno da discussão sobre a regulamentação do ensino domiciliar no Legislativo Federal brasileiro e entender e descrever as relações existentes entre elas. Usando como referenciais teóricos o Advocacy Coalition Framework (ACF) e do institucionalismo discursivo (ID). As metodologias foram aplicadas com auxílio do software de análise de conteúdo NVivo que auxiliou na codificação e sistematização dos dados coletado. A base de dados é constituída por todos os projetos de lei apresentados no Congresso Nacional desde a redemocratização (1988-2019), seus respectivos pareceres, e as notas taquigráficas de discursos e audiências públicas sobre as propostas de regulamentação do ensino domiciliar. Este trabalho buscou delimitar os principais grupos organizados em torno da temática, suas principais crenças (deep core beliefs e policy core beliefs) e suas respectivas estratégias discursivas no processo político. Concluiu-se que existem quatro grupos em torno da temática: defensores pragmático, defensores ideológicos, opositores pragmáticos e opositores pragmáticos. Além disso, a codificação dos textos permitiu identificar os principais pontos de tensão da proposta e como as crenças destes quatro grupos interagem com as propostas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino básico domiciliarpt_BR
dc.subject.keywordEducação - participação dos paispt_BR
dc.titleExiste vida inteligente fora da escola? : uma análise das coalizões em torno das propostas de regulamentação da educação domiciliar no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-14T13:20:20Z-
dc.date.available2021-06-14T13:20:20Z-
dc.date.submitted2020-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27721-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to identify the coalitions created around the discussions about the regulation of homeschooling at the Brazilian federal legislative power and to understand and describe the existing relations between them. Using, as reference theories, the Advocacy Coalition Framework (ACF) and the discursive institutionalism (DI). The methodologies were applied with the help of the content analysis software NVivo which helped the coding and systematizing of the data that was collected. The database of this study contains all law projects presented at the Nation Congress since de redemocratization (1988 – 2019), its respective reports and the transcription of speeches and public meetings about the regulation of homeschooling in Brazil. This work intended to delimitate the main organized groups around the subject, their main beliefs (deep core beliefs and policy core beliefs) and their respective discursive strategies in the political process. It was concluded that there are four main organized groups around the subject: pragmatic defendants, ideological defendants, pragmatic opponents, and ideological opponents. Besides that, the coding of the texts allowed for the identification of the main tension points of the regulation proposals and how the beliefs of these four groups interact with them.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



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