Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2773
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcelaMendesSantos.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ballet no século XIX : declínio e ascensão na Europa das revoluções e dos impérios
Autor(es): Santos, Marcela Mendes
Orientador(es): Barbosa, Antonio José
Assunto: Balé (Dança) - história
Dança
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 3-Fev-2012
Referência: SANTOS, Marcela Mendes. O ballet no século XIX: declínio e ascensão na Europa das revoluções e dos impérios. 2011. 50 f., il. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo abordar a trajetória do ballet no longo século XIX, ao buscar motivações e intenções para as suas movimentações pela Europa. A dança teve sua importância aumentada gradativamente nas cortes europeias ao longo do período moderno, se tornando um meio de socialização e educação da etiqueta que os cortesãos deveriam apresentar. Busquei mostrar o espaço do ballet na França após a Revolução Francesa, com a ascensão da burguesia, que se preocupava com seu enobrecimento. Na primeira metade do século XIX houve muita agitação em alguns países da Europa, o que trouxe luz e renovação para o ballet em certos momentos, mas rejeição em outros, por ter muita identificação com o Antigo Regime. O declínio da aceitação do ballet na França foi crucial para que outros países o assumissem como forma de permanência das formas de governo mais fechadas, centradas no rei ou no czar, como na Dinamarca e na Rússia. Seguindo outro viés, a dança despontou para críticas de autoritarismo na Itália, perdendo espaço de exibição. Na segunda metade do século muitos dos artistas que lidavam com as construções dos ballets, passaram a buscar emprego onde houvesse público pelo continente. O Império Russo atraiu muitos artistas e conseguiu proeminência no mundo da dança ao fomentar o ballet. Para além da simples manutenção, o ballet foi adaptado à sua nova realidade, com tradições locais suscitadas por ideias nacionalistas e uma nova burguesia que procurava se legitimar. Dessa forma os russos reinventaram o ballet.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2011.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons