Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2774
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FelipeRibeirodeFariasMendesdaSilva.pdf494,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Brasília e a interiorização : uma visão além de JK
Autor(es): Silva, Felipe Ribeiro de Farias Mendes da
Orientador(es): Delgado, Lucilia de Almeida Neves
Assunto: Brasília (DF) - história
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 3-Fev-2012
Referência: SILVA, Felipe Ribeiro de Farias Mendes da. Brasília e a interiorização: uma visão além de JK. 2011. 38 f., il. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A inauguração da cidade Brasília data de cinquenta e um anos, porém, sua história é bem mais antiga. Esse trabalho tem por objetivo analisar as ideias e iniciativas que tiveram lugar em nossa era republicana. Constituições e leis regeram a forma como os estudos da transferência deveriam acontecer. No Congresso Nacional, muitos políticos deixaram suas opiniões e propostas para uma capital interior. Houve avanços e recuos. A ocupação do território central estimulado por Vargas durante a Marcha Para o Oeste permitiu que a interiorização da capital ganhasse novos tons. Os presidentes pós-Estado Novo cumpriram as disposições legais e trabalharam para a consolidação do projeto que culminaria na construção da nova capital por JK. Essa monografia tem como objetivo contribuir para a apresentação desses diferentes personagens tão poucos comentados pela historiografia oficial.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2011.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons