Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27740
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RobertoVieiraCaixeta_tcc.pdf6,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do desenvolvimento vegetativo da Moringa oleifera em diferentes doses de nitrogênio cultivada no Distrito Federal
Autor(es): Caixeta, Roberto Vieira
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Adubação nitrogenada
Plantas - desenvolvimento
Data de apresentação: 14-Dez-2020
Data de publicação: 14-Jun-2021
Referência: CAIXETA, Roberto Vieira. Avaliação do desenvolvimento vegetativo da Moringa oleifera em diferentes doses de nitrogênio cultivada no Distrito Federal. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A Moringa oleifera Lam (Moringaceae) é uma planta nativa da Índia, mas, hoje, encontra-se distribuída amplamente nas regiões tropicais e subtropicais do mundo. O uso de suas diferentes partes (raízes, caules, folhas, flores e frutos) tem sido relatado com frequência por apresentar potencial farmacológico e biotecnológico. Além disso, em função de sua composição centesimal, a Moringa oleifera tem sido apontada como uma fonte nutricional alternativa para populações socialmente negligenciadas, uma vez que possui quantidades significativas de proteínas, vitaminas e minerais. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desenvolvimento e qualidade de mudas de moringa em função de três diferentes doses de adubação nitrogenada. Realizou-se um experimento seguindo o delineamento inteiramente casualizado, com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 3 x 3 x 4, sendo três doses de nitrogênio (0, 60, 120 kg/ha), em três tempos (90, 120 e 150 dias) e quatro repetições. As doses de adubação nitrogenadas foram aplicadas no tempo zero, 30 dias e 60 dias após o plantio. Após receber três doses, foram avaliados os seguintes parâmetros: altura da planta (AP), diâmetro do caule (DC) e o número de folhas (NF) das plantas. Em relação a altura das plantas, as que receberam adubação nitrogenada se desenvolveram mais do que as que não receberam adubação. Em relação ao diâmetro do caule não foi observado diferença entre as plantas que receberam adubação nitrogenada e as que não receberam. Já em relação ao número de folhas a dose de 120kg/ha de nitrogênio foi a que apresentou maior quantidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.