Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27761
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_WillianDeOliveiraFrança_tcc.pdf580,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Microbioma oral e hipertensão : o que o cirurgião-dentista precisa saber?
Autor(es): França, Willian de Oliveira
Orientador(es): Melo, Nilce Santos de
Assunto: Hipertensão arterial
Microbioma oral
Antissépticos bucais
Óxido nítrico
Microbiota bucal
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 17-Jun-2021
Referência: FRANÇA, Willian de Oliveira. Microbioma oral e hipertensão: o que o cirurgião-dentista precisa saber?. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Atenção à Saúde Oncológica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A hipertensão arterial sistêmica é caracterizada por uma pressão arterial persistentemente elevada nas artérias sistêmicas, sendo expressa como uma razão entre as pressões arteriais sistólica e diastólica. Apresenta etiologia multifatorial, com uma prevalência global estimada em 1,39 bilhões de indivíduos, e causa de 10,4 milhões de mortes por ano. Vários estudos têm apontado uma relação entre o microbioma oral e hipertensão, que tem como ponto central o óxido nítrico produzido a partir da atividade de certas bactérias redutoras de nitrato na cavidade oral. Outros estudos têm sugerido ainda uma relação entre uso de enxanguantes bucais e elevação da pressão arterial. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura publicada até momento sobre este tema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Residência Multiprofissional HUB/UnB, Curso de Especialização em Atenção à Saúde Oncológica - Odontologia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Atenção à Saúde Oncológica - Odontologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.