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Título: Fantasmagorias de um museu pedagógico : o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do Inep (1938-1959)
Autor(es): Miranda, Mayara Dias
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Museus - aspectos educacionais
Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
Museus - Brasília (DF)
Educação
Data de apresentação: 19-Nov-2020
Data de publicação: 18-Jun-2021
Referência: MIRANDA, Mayara Dias. Fantasmagorias de um museu pedagógico: o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do Inep (1938-1959). 2020. 87 f., il Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo mapear a concepção do museu pedagógico do Inep por meio dos documentos arquivísticos e da legislação para compreender de que forma esse museu poderia contribuir para a educação brasileira. Para traçar a análise das ideias que povoaram as concepções desse museu também utilizamos o conceito de imaginação museal cunhado por Mário Chagas que é a capacidade dos sujeitos de articularem no espaço e no tempo a narrativa das coisas, ou seja, o pensamento museológico de determinados atores. Chegamos aos nomes de Lourenço Filho, Guy de Hollanda, Anísio Teixeira, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro, como agentes diretamente envolvidos na aura desse museu. Diversos outros nomes compuseram essa imaginação do museu: são os funcionários do Inep e os demais representantes dos Manifestos pela educação. Contudo, esses colaboradores foram sintetizados na figura dos cinco pensadores citados acima. Lourenço Filho também envolvido com a educação de longa data foi o primeiro diretor do Inep; Guy de Hollanda era professor de História e Conservador de Museus e técnico de educação no Inep; Anísio Teixeira foi a face da Escola Nova brasileira tendo contribuindo com medidas inovadoras na educação do país; Gilberto Freyre sociólogo, político, escritor, idealizador do Museu do Homem do Nordeste. Darcy Ribeiro, antropólogo, escritor, político, idealizador do Museu do índio. Esses atores tinham a matéria educativa como pano de fundo de sua atuação profissional e museus como instituições ligadas a educação acabam por se vincular e contribuir inexoravelmente para essa pedagogia. A imaginação museal deste museu que não se realizou poderia ser a fagulha para a valorização da educação brasileira. No entanto, identificamos que embora esse museu não tenha sido realizado por completo, parte dessa imaginação foi materializada em um órgão do Inep: o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE).
Abstract: This research aims to map the conception of Inep's pedagogical museum through archival documents and legislation to understand how this museum could contribute to Brazilian education. To trace the analysis of the ideas that populated the conceptions of this museum, we also used the concept of museal imagination developed by Mário Chagas, which is the individual's ability to articulate the narrative of things in space and time, in other words, the museological thinking of certain characters. We reached the names of Lourenço Filho, Guy de Hollanda, Anísio Teixeira, Gilberto Freyre and Darcy Ribeiro, as agents directly involved in the aura of this museum. Several other names helped to made up this museum's imagination: they are the employees of Inep and the other representatives of the Manifests for education. However, these collaborators were summarized in the figure of the five thinkers mentioned above. Lourenço Filho, also involved in long-term education, was the first director of Inep; Guy de Hollanda was professor of history, museum conservator and education technician at Inep; Anísio Teixeira was the face of the Brazilian New School having contributed with innovative measures in the country's education; Gilberto Freyre sociologist, politician, writer, creator of the Museu do Homem do Nordeste. Darcy Ribeiro, anthropologist, writer, politician, creator of the Museum of the Indian. These actors had the educational subject as a backdrop for their professional performance and museums as institutions linked to education end up linking and contributing inexorably to this pedagogy. The museal imagination of this museum that didn’t existed could be the spark for the valorization of Brazilian education. However, we found that although this museum was not fully realized, part of that imagination was materialized in an organ of Inep: the Brazilian Center for Educational Research (CBPE).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Informação, 2020.
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