Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VanessaOliveiraNobrega_tcc.pdf2,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento e avaliação de plataforma de movimentação de fantoma dinâmico de tórax para testes de qualidade em radioterapia
Autor(es): Nóbrega, Vanessa Oliveira
Orientador(es): Mendes, Cristiano Jacques Miosso Rodrigues
Coorientador(es): Cardoso, Leandro Xavier
Assunto: Engenharia biomédica
Radioterapia
Câncer de pulmão
Tumores
Diagnóstico por imagem
Data de apresentação: 20-Dez-2019
Data de publicação: 23-Jun-2021
Referência: NÓBREGA, Vanessa Oliveira. Desenvolvimento e avaliação de plataforma de movimentação de fantoma dinâmico de tórax para testes de qualidade em radioterapia. 2019. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A partir dos dados sobre a letalidade do câncer de pulmão, seu aumento ao longo dos anos e por ser considerado um dos tipos com maior incidência de diagnóstico, há um esforço conjunto para os avanços das técnicas radioterápicas e dos equipamentos que as auxiliam. Devido as peculiaridades do tumor localizado em um órgão que se movimenta, é preciso adaptar as terapias e formas de obtenção de imagem a essa circunstância. O sistema radioterápico que vem avançando como o principal dispositivo para esse tipo de tratamento ´e o acelerador linear, sendo ele totalmente eletrônico e com muitos recursos para o sucesso da terapia. Para avaliar se esse sistema está operando como o desejado, são necessários regulares testes de qualidade que fazem uso de simuladores muitas vezes não acessíveis. Esse projeto objetiva o desenvolvimento de uma plataforma de movimentação e seu software que envia os sinais e comandos selecionados pelo operador, como parte de um fantoma dinâmico de tórax para realização de testes de qualidade em radioterapia. O fantoma com materiais físico-equivalentes ao tórax humano poderá ser acoplado a plataforma e foi desenvolvido em parceria com a física médica Isabela Gondim Nunes Martins de Araujo, que atualmente participa do programa de pós-graduação em Engenharia Biomedica na Faculdade UnB Gama. Foi investigado a forma mais precisa de replicação do movimento enviado pelo sinal respiratório real do paciente ou sinal predefinido. Para elaboração da plataforma foi utilizado um motor de passo, em que replicou-se a movimentação crânio-caudal através da elaboração de um algoritmo de controle em python em que o usuário ao selecionar a onda através de uma interface gráfica envia a informação a plataforma que reproduz o movimento. Feito isso foram enviadas senoides de amplitude e frequência pré definidas a plataforma e sua movimentação avaliada através de um sensor de distância. Comparando-se a onda enviada e a realizada pela plataforma foi demonstrado que o protótipo de fantoma dinâmico de tórax humano é capaz de realizar a simulação demandada para realização de testes de qualidade.
Abstract: From the data on the lethality of lung cancer, its increase over the years and being considered one of the types with higher incidence of diagnosis, there is a joint effort to advance the radiotherapy techniques and the equipment that help them. Due to the peculiarities of the tumor located in a moving organ, it is necessary to adapt the therapies and imaging methods to this circumstance. The radiotherapy system that has been advancing as the main device for this type of treatment is the linear accelerator, being fully electronic and with many resources for the success of therapy. To assess whether this system is operating as intended, regular quality testing using often inaccessible simulators is required. This project aims to develop a movement platform and its software that sends the signals and commands selected by the operator as part of a dynamic chest phantom for radiotherapy quality testing. The phantom with materials equivalent to the human thorax can be coupled to the platform and was developed in partnership with medical physics Isabela Gondim Nunes, who currently participates in the postgraduate program in Biomedical Engineering at UnB Gama College. The most accurate form of motion replication sent by the patient’s actual respiratory signal or predefined signal was investigated.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia Eletrônica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.