Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27891
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HenriqueRodriguesOrefice_tcc.pdf2,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O efeito do envelhecimento na variabilidade da frequência cardíaca : índices espectrais e temporais
Autor(es): Orefice, Henrique Rodrigues
Orientador(es): Oliveira, Flávia Maria Guerra de Sousa Aranha
Assunto: Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC)
Sistema nervoso autônomo
Respiração - medição
Batimento cardíaco
Envelhecimento
Data de apresentação: 6-Jul-2017
Data de publicação: 5-Jul-2021
Referência: OREFICE, Henrique Rodrigues. O efeito do envelhecimento na variabilidade da frequência cardíaca: índices espectrais e temporais. 2017. xi, 36 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) vem sendo cada vez mais utilizada como uma forma simples e não-invasiva de mensurar a atividade do sistema nervoso autônomo. Entretanto, sabe-se que a respiração tem um efeito modulante na taxa da frequência cardíaca, o que dificulta estudos na área. O objetivo principal deste trabalho é comparar índices tradicionais da VFC com índices baseados na resposta ao impulso, que independem do padrão respiratório do indivíduo, para dois grupos distintos: jovens e idosos. Para isso, foram aplicadas técnicas de processamento de sinais, tanto no domínio da frequência, como no domínio do tempo, em sinais provenientes do eletrocardiograma e da respiração de voluntários, extraídos de uma base de dados. Os resultados são complementares e indicam uma diminuição da variabilidade da frequência cardíaca e uma menor atividade parassimpática, ambas correlacionadas com a idade.
Abstract: The heart rate variability (HRV) has been increasingly used as a simple, non-invasive way of measuring the autonomic nervous system’s activity. However, it is known that the respiratory rate has a modulating effect on the heart rate, which hampers studies in the area. The main objective of this study is to compare traditional HRV indices with indices based on impulse response, which are independent of the individual's respiratory pattern, for two distinct groups: young and old. For this, signal processing techniques, in the frequency domain and in the time domain, were applied to signals from the electrocardiogram and respiration of volunteers, extracted from a database. The results are complementary and indicate a decrease in the heart rate variability and a lower parasympathetic activity, both correlated with age.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.