Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27908
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ViniciusMaiaPires_tcc.pdf11,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo luminotécnico e elaboração de novos projetos para a iluminação de espaços públicos no Campus Darcy Ribeiro - UnB
Autor(es): Pires, Vinícius Maia
Orientador(es): Shayani, Rafael Amaral
Assunto: Iluminação elétrica
Luminotécnica
Espaços públicos
Universidade de Brasília (UnB) - iluminação pública
Criminologia ambiental
Data de apresentação: 6-Jul-2017
Data de publicação: 7-Jul-2021
Referência: PIRES, Vinícius Maia. Estudo luminotécnico e elaboração de novos projetos para a iluminação de espaços públicos no Campus Darcy Ribeiro - UnB. 2017. xv, 121 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho faz um diagnóstico do sistema de iluminação pública de estacionamentos, praças e outras áreas voltadas para o trânsito e permanência de pedestre no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília através de simulações realizadas com o software Relux Pro analisando a iluminância média e o fator de uniformidade. Além disso foram elaborados novos projetos que visam a diminuição do medo do crime e da taxa de criminalidade através da aplicação dos princípios do CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design) por meio da iluminação. O presente estudo dividiu estacionamentos e praças do Campus em 20 locais de interesse, e estes locais foram divididos em 123 áreas de medição, que serviram de referência para os cálculos. Os critérios escolhidos para definir se uma área de medição tem uma iluminação suficiente foram uma iluminância média maior ou igual a 20 lux e um fator de uniformidade maior ou igual a 0,3. Realizando o diagnóstico do sistema instalado chegou-se à conclusão de que apenas 11 das áreas de medição atendem aos requisitos do trabalho. Após as modificações propostas o número de áreas aprovadas subiu para 112. O sistema atual possui uma carga instalada de 156kW e, se todas as sugestões forem realizadas, esta carga aumentaria para 201kW.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.