Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27926
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SaraVitoriaFaustinoMoura_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A formação de leitores na educação básica : o Brasil forma leitores críticos ou receptores passivos de conteúdo?
Autor(es): Moura, Sara Vitória Faustino
Orientador(es): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto: Leitura - educação
Livros e leitura
Crianças - livros e leitura
Jovens - livros e leitura
Livros didáticos
Leitor
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 12-Jul-2021
Referência: MOURA, Sara Vitória Faustino. A formação de leitores na educação básica: o Brasil forma leitores críticos ou receptores passivos de conteúdo? 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho, através de uma revisão de literatura, promove uma reflexão sobre o processo de aprendizagem da leitura, sobre a importância de os alfabetizadores terem consciência teórica do método utilizado e sobre como são os leitores brasileiros. A leitura não é tão natural quanto a fala e o alfabeto não é intuitivo, então, deve-se assumir isso para o ensino, para que a criança adquira a consciência de que as letras têm o objetivo de representar unidades da fala, essa consciência é importante para um leitor hábil. Por não ser uma habilidade que deve ser aprendida, logo, ensinada, a escola participa exaustivamente do processo de aprendizado, isso implica em assumir que há dificuldades reais que tanto a escola quanto, principalmente, os alunos passam e isso interferem significativamente em todo o processo. O Estado, buscando cumprir o direito à educação, deve diminuir essas dificuldades. A alfabetização é necessária para que o processo de decodificação aconteça e para que haja também a literacia, ou seja, para que não seja uma atividade meramente mecânica e o leitor explore a prática de leitura e a de escrita. O padrão estipulado e estimulado pela escola não deve ser de uma leitura rasa e que não sai da obviedade, mas deve ser uma leitura que seja possível conhecer as camadas significativas do texto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.