Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2794
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RachelPennerCunhaTorres.pdf478,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lirismo e lucidez em Orides Fontela
Autor(es): Torres, Rachel Penner da Cunha
Orientador(es): Corrêa, Ana Laura dos Reis
Assunto: Poesia brasileira
Fontela, Orides, 1940-
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 6-Fev-2012
Referência: TORRES, Rachel Penner da Cunha. Lirismo e lucidez em Orides Fontela. 2011. 26 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Neste breve trabalho, serão analisados sob a luz dos textos teóricos de crítica dialética de Lukács, Adorno e Bastos, os poemas “Fala” e “Rosa”, da poeta brasileira Orides Fontela. O principal objetivo é mostrar como o lirismo e a lucidez se articulam produtivamente nesses poemas dando a ver não só a dolorosa autoconsciência do trabalho poético na escritora, como também as contradições inerentes à este tipo de trabalho. A mais explícita destas é o gesto reificador que a palavra poética sempre leva consigo no seu intento de humanização. Nos poemas analisados, a consciência sobre a crueldade do gesto estético se mostrará não só como um resultado do trabalho poético, mas como algo inexorável a ele, como sua própria condição de existência. No entanto, a poeta, ao se servir conscientemente dos recursos que seu trabalho especializado lhe oferece, ela consegue, contraditoriamente, usá-los para criticar o seu próprio trabalho, renegando o seu caráter reificador. A lucidez e o lirismo unem-se para se autocriticar, dando forma à poesia de Orides, mostrando também, que juntos, constituem um meio privilegiado de se ver o mundo reificado e alienante em que vivemos. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this short work, will be analyzed in light of the theoretical texts of dialectical criticism of Lukács, Adorno, and Bastos, the poems "Fala" and "Rosa", by the Brazilian poet Orides Fontela. The main goal is to show how the lucidity and lyricism are productively articulated in these poems, therefore revealing not only the painful self-consciousness in the writer's poetic work, but also the contradictions inherent in this type of work. The most explicit of these is the reified gesture that the poetic word always carries with itself in its attempt to humanize. In the analyzed poems, the awareness about the cruelty of the aesthetic gesture will reveal itself not as a result of the poetic work, but as an inexorable thing within it, as his own condition of existence. However, the poet, by making a consciously use of the resources that her specialized work offers, she succeed at, paradoxically, using them to criticize her own work, denying its reified attribute. The lucidity and lyricism unite for self-criticism, showing however, that together they are also a privileged mean of seeing the reified and alienating world in which we live.
Informações adicionais: Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Faculdade de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons